O Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) retomou os prazos para a renovação de carteiras de habilitação (confira o cronograma mais abaixo).
Os prazos estavam paralisados desde março de 2020, por causa da pandemia de coronavírus. Um novo cronograma foi divulgado e contempla documentos que venceram entre 1º de março de 2020 a 31 de dezembro de 2022.
Segundo o Detran, o novo prazo terá como base o mês de vencimento do documento. CNHs expedidas entre março e abril de 2020 deverão ser renovadas até 30 de dezembro de 2021, exemplifica o departamento.
Confira o novo cronograma para renovação de CNHs:
Renovação da CNH
Para garantir que a regularização da CNH possa ser concluída com calma e sem correria, o cidadão conta com as facilidades do digital para solicitar a renovação pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital. A opção vem de encontro aos mais de 80% de serviços oferecidos pelo Poupatempo de maneira remota, para facilitar ainda mais o acesso aos serviços públicos.
Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.
Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.
Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pelo Denatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Caso cidadão não receba o e-mail, também pode consultar a versão digital através do site do Poupatempo. Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber o documento emitido em casa, pelos Correios, no endereço de cadastro do motorista junto ao Detran.SP.