Basta comparecer no drive-thru e apresentar RG, CPF e o cartão com a primeira dose da vacina. De acordo com dados levantados nesta quinta-feira (4) pela secretaria, 12.353 munícipes já deveriam ter tomado a segunda dose e ainda não retornaram até os postos de saúde.
O maior número de faltosos é de pessoas que receberam a vacina da Pfizer, com 7.282 biriguienses com atraso. O intervalo da segunda dose para pessoas acima de 18 anos foi reduzido para 21 dias. Já para os adolescentes de 12 a 17 anos o intervalo entre as doses agora é de 56 dias.
Do imunizante da AstraZeneca há 3.089 pessoas com a segunda dose em atraso. O intervalo de aplicação entre as doses também foi reduzido para 56 dias. A segunda dose da Coronavac está atrasada para 1.982 pessoas que não retornaram após 28 dias da primeira dose.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, lembra que todos devem receber a segunda dose para terem assegurado a máxima proteção contra a doença e também para reduzir o risco de casos graves e óbitos por covid-19.
“Fazemos um novo apelo para que as pessoas compareçam ao drive-thru neste sábado para completarem o esquema vacinal. Quem tomou apenas a primeira dose não está imune da doença. Ter a população vacinada com as duas doses é importante para o controle da circulação do vírus”, completou.
Além disso, haverá aplicação da primeira dose para quem ainda não tomou a vacina e da dose adicional para os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde que tenham recebido a segunda dose há seis meses, além dos adultos acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias.