A 9ª edição do Batucando Araçatuba, evento musical que já é tradição na cidade, será realizada neste sábado (13), a partir das 17h, na praça Rui Barbosa. Com a liberação dos eventos, é esperada a presença do público, mas o uso de máscaras permanece obrigatório.
No ano passado, o Batucando foi realizado de forma on-line, por causa da pandemia, e contou com mais de 6 mil visualizações. Para a edição 2021, haverá duas torres de estrutura metálica para captar imagens aéreas que farão parte do videoclipe que será gravado no dia, levando imagens da cidade e de sua cultura para todos os cantos do planeta.
O trabalho será dedicado aos policiais e às vítimas do mega-assalto a bancos que repercutiu mundialmente e que ocorreu no mesmo local, na praça Rui Barbosa.
O evento, que é realizado anualmente, desde 2013, deverá reunir entre 80 e 120 músicos de Araçatuba e região, segundo o idealizador e organizador do Batucando, músico Daniel Freitas. São bateristas, carroneiros, baixistas, guitarristas e cantores que irão interpretar dez clássicos do rock and roll durante aproximadamente duas horas.
Para o videoclipe, as músicas escolhidas foram “Believer”, da banda Imagine Dragons, e o clássico “Jump”, do grup Van Halen. “Vamos misturar o presente com a raiz do rock”, afirma Freitas.
Uma banda, formada por integrantes do grupo Rádio 84 e outros músicos, irão guiar os demais participantes do evento na execução das músicas. No entanto, nos meses que antecederam o Batucando 2021, foram produzidas e divulgadas partituras e videoaulas com as músicas que serão executadas, para que todos pudessem se preparar.
“Minha expectativa são as melhores possíveis, principalmente por poder voltar com a presença de público. A música não vive sem o público e vice-versa”, afirmou. Para ele, o Batucando é um momento de união de músicos, de celebração da música e de mostrar a arte de Araçatuba e região para o público em geral.