De janeiro a outubro deste ano, Araçatuba (SP) registrou 991 acidentes com escorpiões, de acordo com dados divulgados pelo município. A cidade segue sem confirmar mortes provocadas pela picada do animal, de acordo com o g1/ TV Tem.
Segundo a Secretaria de Saúde, outubro foi o mês com maior quantidade de acidentes com escorpiões, sendo 171 no total.
Moradora do bairro Residencial Vista Verde, a dona de casa Ezenilda Pereira da Silva foi uma das pessoas picadas pelo animal neste ano. “Fui pegar uma sacola. Botei a mão e senti uma picada muito forte. Meu marido veio e viu o bichinho. É muita dor. Não desejo para ninguém”, diz.
De acordo com Talita Bragança, veterinária do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), os cuidados com os escorpiões devem ser redobrados durante o período de calor e chuva. “É importante fazer de tudo para evitar que o escorpião tenha abrigo. Os escorpiões filhotes são muito pequenos. Eles se abrigam facilmente em frestas”, explica.
Outras dicas para evitar aparecimento de escorpiões são manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de entulhos, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas, deixar a grama aparada, limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, vedar as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer e usar telas em ralos do chão, pias ou tanques.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os moradores que encontrarem escorpiões podem ligar para o número (18) 3636-1084. Já as pessoas picadas pelo animal devem procurar a Santa Casa o mais rápido possível.