Policiais ambientais da área da 1ª Companhia realizaram vistorias relacionadas à “Operação Piracema – 2021/2022”, mais especificamente com ações voltadas à fiscalização de fontes de consumo de pesca e peixarias, com o objetivo de orientar e conscientizar os envolvidos à acerca do período que irá se iniciar. As ações foram nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) em 43 municípios da região.
Durante as ações foram realizadas atividades de educação ambiental e orientação aos pescadores e comerciantes que estão diretamente relacionados à atividade pesqueira. Desta forma foi efetuado fiscalização de estoque de pescado em 30 peixarias e comércio de peixes. Na ocasião nenhuma irregularidade foi constatada, sendo os proprietários dos estabelecimentos orientados a adquirirem pescado com origem comprovada e a efetuarem a declaração de estoque no prazo estipulado.
Neste período que antecede a Operação Piracema, até 03 de novembro, as fiscalizações serão intensificadas, principalmente na modalidade de policiamento náutico, nos pontos e horários de maior incidência de pesca irregular, visando combater crimes contra a fauna ictiológica, além de orientar pescadores sobre as restrições para o período de defeso de acordo com a Instrução Normativa nº 25/09 que regula a pesca no período de proteção à reprodução natural dos peixes, na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, a qual ocorrerá de 1 de novembro de 2021 até 28 de fevereiro de 2022.