Policiais militares de Araçatuba, que salvaram um bebê de apenas 15 dias que estava engasgado com leite materno, foram homenageados com Voto de Aplauso, na noite desta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores.
A honraria foi concedida à equipe que atuou diretamente no salvamento, composta pela cabo Leal, cabo Adelmam, cabo Araújo, cabo Nilton e sargento Marçal. A proposta da homenagem partiu dos vereadores Nelsinho Marques e Manoel Guimarães. Os vereadores, que também fizeram parte da Polícia Militar, entenderam que a homenagem é o reconhecimento do legislativo pelo belo trabalho executado no salvamento do recém-nascido.
O caso ocorreu na noite de 22 de setembro no bairro Icaray. O bebê, que havia engasgado com leite materno, estava desfalecido quando foi salvo graças a ação rápida dos policiais militares. Além de desengasgar a criança, eles correram para o pronto-socorro onde uma equipe médica já estava à espera.
Ao perceber que a criança estava engasgada e não conseguia respirar, familiares acionaram a PM e Corpo de Bombeiros. Duas equipes da PM que estavam nas proximidades foram até a residência.
Um dos policiais pegou o bebê e realizou a manobra de heimlich, e conseguiu desobstruir a vias respiratórias do recém-nascido, que voltou a respirar. Uma viatura seguiu na frente abrindo caminho enquanto outra equipe foi atrás, levando o bebê ao pronto-socorro da Santa Casa. Após, avaliação médica, o bebê foi liberado para a mãe e o pai e voltou para casa.