Moradores de Araçatuba estão sem energia elétrica há mais de 24 horas, após o temporal que caiu sobre a cidade e região na tarde dessa sexta-feira (1º), e não há previsão de quando o abastecimento voltará à normalidade. Na maior parte da cidade, o fornecimento foi restabelecidos, mas há pontos nos bairros Santana, Antônio Pagan e Jardim das Oliveiras ainda no escuro.
A tempestade, que começou por volta das 15h, provocou a queda de cerca de 40 árvores, destelhou casas, provocou desabamentos e ainda deixou um homem de 56 anos gravemente ferido, após ser atingido por uma árvore. Há risco de novos temporais no Estado de São Paulo nos próximos dias, segundo o Climatempo.
Boa parte da cidade teve a energia restabelecida, mas muitos moradores ainda permanecem sem eletricidade. É o caso da psicóloga Carolina de Almeida Figueiredo, que mora na rua Napoleão de Castro, bairro Antônio Pagan.
Ela conta que o abastecimento de energia foi suspenso por volta das 13h de ontem (1º) e até agora não voltou à normalidade. “Tivemos que tirar tudo da geladeira e levar para a casa da minha avó. Só a minha rua está sem energia, no resto do bairro já voltou”, relatou.
Ela disse, ainda, que enviou mensagem ao whatsapp da CPFL registrando a falta de energia. Inicialmente, a empresa informou que o fornecimento seria restabelecido às 19h33 de ontem; depois um novo prazo foi dado: até à 0h05 de hoje (2), o que também não se confirmou.
“Agora, estão dizendo que só vai voltar às 20h. Só ficam dando previsão, mas não resolvem o problema. Chegamos até a ir ao escritório da CPFL, mas disseram que não há o que fazer e que só nos resta esperar”, afirmou Carolina.
A costureira Rosana Sartorelli de Souza, que mora na rua Bastos Cordeiro, bairro Santana, está sem energia desde às 15h30 de sexta-feira. “Tenho carne no congelador, está descongelando tudo, vai acabar estragando. Está um transtorno, porque tenho uma criança de três anos e não tem como dar banho na água gelada”, contou. Ela já ligou várias vezes na CPFL Paulista e a última previsão do retorno da energia era às 18h38.
“Chuveiro e tomadas não funcionam”, diz enfermeira
A enfermeira Elaine Soares dos Santos relatou que a energia elétrica só voltou parcialmente em sua residência, na rua José Fenelon dos Santos, Jardim das Oliveiras, por volta das 17h30, após entrar em contato com a reportagem. Lá, a energia acabou às 15h30 de sexta-feira.
“A energia voltou mais ou menos, só a luz da cozinha está acendendo, as demais não. Pelo visto, teremos mais uma noite à luz de velas. As tomadas também não estão funcionando e o chuveiro não está esquentando”, contou, indignada.
Ela disse que teve de levar os alimentos da geladeira para a casa de sua mãe. “A gente até entende que o temporal foi muito forte e danificou a rede elétrica, mas não dá para aceitar que mais de 24 horas depois não tenham conseguido fazer os reparos para a gente ter a energia de volta”, afirmou.
Região foi a mais atingida pelos temporais
Por meio de nota, a CPFL Paulista informou que o trabalho das equipes nas últimas horas permitiu uma redução significativa no número de clientes sem energia elétrica em Araçatuba e municípios vizinhos.
Segundo a concessionária, em toda a área de concessão da distribuidora, a região foi a mais atingida pelos temporais desta sexta-feira, 1.As equipes continuam totalmente mobilizadas e atendem os casos pontuais de falta de energia. Não há mais concentração de clientes desabastecidos em uma região. Neste momento, a trabalho terá continuidade durante a noite.
No início deste sábado (2), segundo a empresa, os bairros mais afetados pelo desabastecimento em Araçatuba eram a Vila Estádio, Jardim São Rafael, Residencial Porto Real II e Centro.