O Hospital Municipal de Araçatuba, transformado em uma unidade para tratamento de pacientes com Covid-19 em março deste ano, teve um total de 723 internações, 490 altas hospitalares, 225 transferências e 8 óbitos durante o período de funcionamento, de 22 de março a 30 de setembro. Neste período, o município investiu R$ 7,7 milhões no atendimento aos doentes. O hospital deu alta à última paciente ontem (30), mas sua estrutura será mantida, caso haja necessidade de voltar a funcionar.
A desmobilização do hospital foi motivada pela redução de casos com necessidades de cuidados hospitalares. A estrutura foi montada para desafogar a Santa Casa, que chegou a atingir ocupação superior a 80% nos leitos de enfermaria e mais de 100% nos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) durante o segundo pico da pandemia, entre março e abril deste ano.
“O propósito do Hospital foi cumprido, no momento em que a população necessitou de cuidados clínicos, ele estava à disposição com toda a infraestrutura e equipes multidisciplinares”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente.
A estrutura foi montada com 33 leitos clínicos hospitalares, 5 leitos de emergência, 18 de observação, 4 berços e 16 poltronas para medicações rápidas. Nos últimos dias, o hospital teve uma média de 4 pacientes internados na última semana.
Além das internações, o HM manteve, desde o dia 7 de junho deste ano, um pronto atendimento respiratório, que atendeu um total de 9.400 pacientes até ontem, com uma média de 56 pacientes diários e 24 coletas de exames swabs para o diagnóstico da Covid.
Pacientes com sintomas respiratórios devem procurar o PSM
A partir de hoje (1º), todos os pacientes com sintomas respiratórios serão direcionados para o Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, cuja equipe atenderá os casos leves e moderados. Os de mais gravidade serão encaminhados para a Santa Casa.
A última paciente de Covid-19 que estava sendo atendida no Hospital Municipal de Araçatuba, teve alta, por volta de 16h de ontem (30). A aposentada Maria Cristina da Silva, 63 anos, foi homenageada pela equipe médica, enfermeiros e funcionários do administrativo. Eles cantaram a canção Trem Bala, da compositora Ana Vila, para se despedir dela.
Maria, que ficou internada por uma semana, fez um apelo para que todas as pessoas continuem se cuidando, usando máscaras e respeitando as orientações de distanciamento.
“Eu cheguei aqui no hospital chorando. Eu achava que não iria sair viva daqui. Estou saindo, feliz e emocionada. Recebi um ótimo tratamento e muitas palavras de incentivo e carinho. Valeu cada oração. Espero que as pessoas se cuidem e que esta doença desapareça”, afirmou ela.
Balanço de atendimentos no Hospital Municipal
- 723 internações hospitalares
- 490 altas hospitalares
- 225 transferências
- 08 óbitos
- 9400 pacientes (Pronto Atendimento Respiratório)
Estrutura contou com 33 leitos clínicos hospitalares
- 33 leitos clínicos hospitalares
- 05 leitos de emergências
- 18 leitos de observações
- 04 berços
- 16 poltronas para medicações rápidas