O governador João Doria se reuniu com cerca de 400 filiados em Araçatuba em busca de votos para as prévias do PSDB que decidirão o nome da sigla para disputar as eleições presidenciais de 2022. Em ritmo de campanha, Doria chegou por volta das 10h, acompanhado do vice-governador Rodrigo Garcia, pré-candidato ao governo do Estado, e do presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi.
Ao chegar ao local do evento, no Califórnia Eventos, Doria sambou ao som de um grupo de pagode e depois atendeu à imprensa. Em entrevista coletiva, criticou o governo Bolsonaro pela volta da inflação, aumento do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, e pela condução na pandemia.
Ainda durante a entrevista, Doria reafirmou que os tucanos não entram em disputa para perder. “Com respeito e humildade às prévias, mas é daqui de São Paulo que sairá a melhor via para 2022”, afirmou. E, para isso, disse contar com o PSDB de São Paulo, Estado que tem o maior peso tanto nas eleições das prévias quanto para as eleições no País, por ser o maior colégio eleitoral do Brasil.
“O tamanho do PSDB de São Paulo foi uma construção de 33 anos e a força do nosso Estado influi em qualquer eleição. É impossível imaginar um candidato viável (para Presidente da República) sem ter uma base sólida em São Paulo”, avaliou o governador. E reafirmou que o tucano vitorioso nas prévias “estará legitimado para dialogar com lideranças de outros partidos e construir a melhor via para devolver esperança ao Brasil”.
Além de Doria, irão concorrer nas prévias do partido o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.
Governador disse que continuará viajando o Brasil
Indagado sobre sua estratégia para a reta final das prévias do PSDB – faltando 45 dias para o pleito agendado para 21 de novembro –, o governador afirmou que continuará viajando o Brasil, apresentando o que está fazendo por São Paulo, dialogando com tucanos e pedindo voto.
“Em São Paulo, enfrentamos o Governo Federal e trouxemos a vacina para os brasileiros. Fomos plural e levamos vacina para todo o país. Não é gerúndio. São Paulo está construindo oito hospitais, investindo no SUS, na educação, tem R$ 50 bilhões para obras e é o estado que está gerando mais emprego no Brasil este ano. Isso não é ao acaso, é fruto de investimento, de gestão. Posso dizer, sem medo de errar, São Paulo é o Brasil que dá certo”, respondeu Doria.
Encontro reuniu 43 representantes das prefeituras da região
O encontro deste sábado reuniu representantes das 43 prefeituras da região. Destas, 23 são administradas pelo PSDB. Anfitrião do dia, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, afirmou que a região nunca teve tantos recursos financeiros, investimentos em melhorias e desburocratização do que durante os últimos dois anos e meio de gestão.
“Os investimentos que temos em Araçatuba são enviados pelo ‘calça apertada”, brincou Dilador, referindo-se a Doria e ao seu estilo. “Já o ‘calça larga’ não manda nada para cá. E não conheço nenhum município da região de Araçatuba que tenha obra com recursos do calça larga”, discursou Dilador, referindo-se a repasses do Governo Federal. “A sociedade não é boba, escolhe sempre o melhor. E o melhor para São Paulo é Rodrigo Garcia e o melhor para o Brasil é João Doria”, afirmou Dilador.
Vereadores e prefeitos declaram apoio à candidatura do tucano
No palco do evento, Doria conquistou apoios significativos como dos representantes do Tucanafro, da Diversidade e da Juventude. Maurício Dário, que falou como porta-voz dos segmentos, foi enfático: “É a primeira vez que nosso partido escolhe um candidato à Presidência da República de forma democrática”, disse. “Se estamos aqui hoje é fruto da vacina. Hoje Araçatuba está assim, com redução de casos, de mortes, de leitos de UTI ocupados por conta do ‘João Vacinador””, afirmou Dário.
Vereadores da região também discursaram. Dr. Jaime José da Silva, vereador por Araçatuba, elogiou a conduta do governador durante a pandemia da covid-19: “João Doria foi atrás da vacina enquanto o povo morria e o doido apenas ria”. Também vereadora, Fernanda Donadoni, do município de Gabriel Monteiro, destacou as ações de enfrentamento ao feminicídio implementadas pelo Governo Doria e a valorização da mulher tanto no mercado de trabalho quanto na representatividade política.
O prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes, usou até o figurino da calça apertada para brincar com o Governador paulista. “Hoje um político precisa ter coragem e você tem de sobra”, afirmou, olhando para Doria. E recitou um salmo bíblico ao concluir: “Seremos a tua fortaleza e estaremos em oração por você e por Rodrigo Garcia”, disse ao informar que faria campanha junto a outros prefeitos em prol de Doria nas prévias.
Vice-governador de São Paulo e recém filiado ao PSDB, Rodrigo Garcia foi bastante prestigiado no encontro tucano. Ele comparou as prévias “ao primeiro obstáculo de uma corrida de revezamento” cujo objetivo final é vencer em 2022. “Vamos mostrar que é a partir de São Paulo que temos o melhor candidato para o Brasil. É daqui que sairá nosso alicerce. Nosso Estado tem feito história nesses 2 anos e 10 meses do Governo João Doria. E é dando esse testemunho daqui de São Paulo que vamos contagiar o Brasil”, discursou Garcia.
Homenagem às vítimas da Covid-19
Discursando para o um auditório cheio com cerca de 400 pessoas, Doria iniciou sua fala homenageando as vítimas da Covid-19, pandemia que ceifou 600 mil vidas no Brasil. E destacou realizações e entregas que o Governo manteve mesmo no período mais duro da crise sanitária e econômica. Listou a assinatura de repasses e convênios na Secretaria de Desenvolvimento Regional, que somam o valor de R$ 16,7 milhões. E destacou programas sociais que visam aliviar o descontrole inflacionário, como é o caso de iniciativas como o Vale Gás, que subsidia botijões para famílias pobres.
De Araçatuba, João Doria e Rodrigo Garcia seguiram para Presidente Prudente, onde almoçaram na cidade e se reuniram com lideranças tucanas e militantes na Unoeste, Cidade Universitária.