O governador João Doria (PSDB) segue nas prévias do partido em busca de ser o nome da sigla para disputar as eleições presidenciais de 2022 e estará em Araçatuba neste sábado (9) para se reunir com filiados da cidade e região.
Em Araçatuba, a meta é reunir pelo menos 200 filiados da cidade e região, segundo o coordenador regional do PSDB, Laerte Aparecido Rocha. “Nossa região está fechada com o Doria, agora precisamos convencer a militância a ir votar”, disse. O encontro será em uma casa de eventos localizada na rua Aguapeí.
A mais recente visita de Doria a Araçatuba foi há menos de um mês, no dia 16 de setembro, quando participou de um evento na indústria de alimentos Salsaretti.
O PSDB possui 8.711 filiados nos 43 municípios da região, mas só estão aptos a votar os que se filiaram até o dia 31 de maio deste ano. Para votar, os filiados terão de fazer um cadastramento entre os dias 14 de outubro e 14 de novembro.
A escolha do nome que irá disputar a presidência no ano que vem será feita por meio de sistema eleitoral eletrônico, nos dias 21 de novembro (1º turno) e 28 de novembro (2º turno). Enquanto isso, Doria tem aproveitado os finais de semana para viajar pelo Brasil em busca de apoio à sua pré-candidatura.
Além do governador de São Paulo, estão na disputa nas prévias o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.
Será considerado escolhido como pré-candidato do PSDB a Presidente da República para o pleito de 2022, aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.
De acordo com a resolução 046/2021, do PSDB, o Colégio Eleitoral das prévias é formado por quatro grupos distintos, todos com peso de 25% do total de votos válidos.
O primeiro grupo é formado pelos filiados; o segundo, por prefeitos e vice-prefeitos; o terceiro, por vereadores, deputados estaduais e distritais; e o quarto, por governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, senadores da República e deputados federais.