A Safira é uma gata que foi encontrada no estacionamento de um hotel, com hemorragia, após dar à luz quatro filhotes. O seu destino mudou com a atuação de um grupo de voluntários. Ela, que ganhou o nome de Safira por ter olhos azuis, passou por uma cirurgia para retirar os dois filhotes que estavam mortos em seu ventre, foi castrada e colocada para adoção, ganhando um novo lar, assim como os seus bebês.
Esta é uma das histórias contadas em um calendário elaborado pelo Grupo Amigos do Amor, que atua no resgate de animais abandonados e doentes há cerca de dois anos. Cada mês do ano de 2022 traz a história de um cão ou gato que ganharam uma nova chance após ser resgatado, com fotos do antes e depois. Em cada página, há também um trecho da oração de São Francisco de Assis.
Outro relato contado nas páginas do calendário é a história de Kiara, uma cachorra sem raça definida que foi encontrada em uma chácara com dez filhotes. Estava acorrentada e desnutrida. Recuperada, após passar por tratamento veterinário, foi adotada e vive feliz em seu novo lar. Os filhotes também foram adotados, após serem medicados e vermifugados.
O calendário já começou a ser vendido e a renda será revertida para o trabalho do grupo, que iniciou suas atividades há pouco mais de um ano, com a ajuda de voluntários. Foram confeccionados 500 exemplares e cada um será vendido a R$ 10,00.
Conforme a aposentada Siomara Boldo Jordani, que integra o grupo junto com outros sete voluntários, o material foi produzido com patrocínio de empresas da cidade, para custear as despesas com veterinários (consultas, tratamentos, cirurgias, vacinas e castrações), compra de ração e reforma de abrigos, já que muitos cuidadores pedem socorro ao grupo quando enfrentam dificuldades.
“Decidimos contar a história dos animais que resgatamos para sensibilizar as pessoas e arrecadar recursos para continuarmos nosso trabalho que, muitas vezes, é custeado por nós mesmos, com recursos próprios, e os pedidos de ajuda não param”, contou Siomara.
Os calendários podem ser adquiridos com os voluntários ou nas empresas que colaboraram com com patrocínio. “Acho importante dizer que os amigos do amor não são apenas os voluntários que atuam nos resgates, mas também todos os que colaboram comprando nossos bingos, rifas e calendários”, disse Siomara.
Serviço
Mais informações pelo Instagram do grupo: @amigosdoamor2020 ou pelos telefones (18) 99792-4347, com Siomara, e (18) 99743-7329, com Inácia.