A BPW Araçatuba, associação internacional que desenvolve ações de empreendedorismo, capitação de lideranças e projetos de responsabilidade social para melhorar a qualidade de vida das mulheres, realiza, nesta segunda-feira (25), o corte solidário, iniciativa que visa arrecadar cabelo para a confecção de perucas que serão doadas a mulheres em tratamento contra o câncer.
A ação será realizada no Calçadão “Sargento Júlio César Delfino” (antigo calçadão da Marechal), das 9h às 16h, em frente ao banco Bradesco, próximo à base da polícia. Cinco profissionais de uma escola de cabeleireiros estarão no local para fazer o corte.
“É uma oportunidade de mudar o visual, de forma gratuita, e ainda doar o cabelo para a confecção das perucas”, afirma a coordenadora de Saúde e Bem-estar da BPW Araçatuba, Taísa Chagas Lemos Saad, destacando que a ação é em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama.
Todo o cabelo doado será revertido para a entidade Atamor, que irá confeccionar as perucas e doar às pacientes em tratamento contra o câncer. Serão aceitos todos os tipos de cabelo, mesmo os com química (tintura, alisamento), de crianças, mulheres e homens. O único requisito é que possa ser cortado no mínimo 20 centímetros dos fios. Os cabelos devem estar limpos e secos na hora do corte.
Conforme Taísa, durante este mês, a BPW Araçatuba fez uma parceria com vários salões de beleza, que cortaram o cabelo de graça de quem estava fazendo a doação dos fios. Até agora, cerca de 20 pessoas já doaram seus cabelos.
Além do corte solidário, a ação, nesta segunda-feira, contará com equipes de nutrição e enfermagem de uma universidade local, para a medição de pressão, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), além de orientações nutricionais e de como fazer o autoexame da mama.
“Nosso principal objetivo é divulgar a importância deste ato de doação, porque isso faz a diferença na autoestima das mulheres que estão enfrentando o câncer”, afirmou.