Araçatuba deverá ganhar um novo terminal urbano, que será construído no Campo do Ferrinho, atrás do Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce. A estrutura inclui banheiros, fraldário, quiosques de alimentação, carregadores de celular e bancos, com acessibilidade e energia fotovoltaica. Ainda não há um prazo para o início das obras.
O projeto, apresentado pelo prefeito Dilador Borges (PSDB) aos vereadores, na semana passada, ainda está em estudo para levantar os custos da obra, que deverá ser custeada com recursos do próprio município. Depois disso, ainda há a abertura do processo de licitação para a escolha da executora do projeto.
A reportagem apurou que a execução da obra não irá implicar na demolição da antiga, na avenida dos Araçás. Com o novo terminal, a intenção é garantir mais conforto e comodidade aos usuários do transporte público, além de ficar mais perto do pronto-socorro e do restaurante Bom Prato.
O atual terminal, que fica hoje na Vila Ferroviária, foi construído na década de 2000, na gestão do então prefeito Jorge Maluly Netto, falecido em maio de 2012. Na época, sua instalação causou polêmica entre a comunidade, pois uma parcela defendia que a Vila Ferroviária deveria ser preservada como patrimônio histórico.
A estrutura atual não oferece banheiros adequados e, quando chove, os usuários ficam desprotegidos do vento e da própria chuva. Com o novo terminal, o antigo será desativado.
Ainda não há um prazo para a conclusão do estudo sobre o novo terminal. Mas a intenção é que seja concluído até o final do mandato da atual administração, em 2024.
Leia também: Araçatuba estuda a construção de uma nova rodoviária