O ar quente e seco voltou a ganhar força sobre o estado de São Paulo neste início de semana, mas com previsão de chuva na quarta-feira.
De acordo com o site Climatempo, a tendência é de um começo de semana muito seco e com calor intenso, mas atenção: o tempo vai mudar em SP ao longo dos próximos dias.
O estado segue a tarde desta segunda-feira e a terça-feira (14) em situação pré-frontal, que é quando antecede a chegada de uma frente fria. O ar seco segue atuando e o destaque será o calor e a baixa umidade do ar.
No interior, as máximas variam de 35 até 39°C nesta segunda e na terça-feira, e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% na maior parte do estado de São Paulo, inclusive na capital, e até abaixo de 20% em cidades do interior.
A terça-feira será dia de sol forte e calor intenso entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica no Sul do país, os ventos de nordeste (quentes) se intensificam sobre o Sudeste do Brasil, por isso pode ventar com rajadas de até 60km/h entre o litoral norte do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos na terça-feira. Em São Paulo, entre a capital e o litoral as rajadas ficam entre 40 e 50km/h e, no oeste do estado, rajadas de até 65km/h.
Na terça-feira algumas pancadas de chuva já começam a se espalhar sobre o centro-sul e leste de São Paulo, mas o sol ainda aparece e faz calor.
Previsão de chuva
É na quarta-feira que o tempo muda de forma significativa no estado. O céu enche de nuvens, chove em praticamente todas as áreas e as temperaturas diminuem no sul e leste do estado.
Em Araçatuba, a previsão de chuva é de 90% na quarta-feira (15), com mínima de 23º e máxima de 36º. Na quinta e sexta não há previsão de chuva em Araçatuba e a temperatura varia de 22 a 37 graus, segundo previsão do Climatempo.
A semana vai terminar úmida entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul de Minas, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Não dá para descartar alguns temporais nestas áreas ao longo da semana, mas não há expectativa para volumes muito elevados.