Duas grandes queimadas foram registradas, nesta quarta-feira (22), em Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso, na região de Araçatuba, interior de São Paulo. Nessas localidades, as fumaça invadiu as cidades e deixou a população em situação de alerta.
Em Aracanguá, o fogo atingiu uma área de plantação de cana e uma mata na zona rural da cidade. Era possível ver o fogo e a fumaça preta de todos os pontos do município. Brigadistas de usinas da região trabalharam no combate ao incêndio. Até o início da noite, o fogo ainda não tinha sido controlado.
Outro grande foco de incêndio foi registrado na zona rural de Valparaíso, perto da penitenciária de segurança máxima instalada na cidade. A fumaça também invadiu boa parte da cidade. O Corpo de Bombeiros e brigadistas atuaram no combate as chamas.
A ausência de chuvas e o clima seco na região aumentam a possibilidade de incêndios em matas e plantações de cana. De acordo com especialistas, a fumaça das queimadas provoca irritação das vias aéreas principalmente porque ela contém materiais poluentes.
Recomenda-se o uso intermitente de umidificadores, principalmente onde há crianças. Isto porque a criança não pede para beber água e o nosso organismo está muito seco.
Beber bastante água e, se possível, se afastar de lugares afetados pelo calor do fogo. Outras providências é tomar cuidado para não colocar fogo no lixo, ficar atento às bitucas de cigarros.
Veja vídeo de queimada registrada em Valparaíso: