A Santa Casa de Presidente Prudente realizou nesta madrugada (07) a primeira captação de coração do ano. Também foram doados o fígado, os rins e as córneas. Seis pessoas que aguardam por um transplante serão beneficiadas. As informações são do SBT Interior.
O doador foi um homem de 44 anos, morador de Panorama, que morreu vítima de um aneurisma cerebral. A família autorizou a doação.
A captação do coração foi realizada por uma equipe do Instituto do Coração (InCor) de São Paulo. Uma aeronave da Força Área Brasileira (FAB) fez o transporte do órgão até a capital paulista.
A retirada do fígado foi realizada por uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP). As captações dos rins e das córneas foram realizadas pelas equipes de transplantes e captação da Santa Casa de Presidnete Prudente.
Os órgãos foram encaminhados para a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Marília (SP), que após o exame de compatibilidade faz a distribuição de acordo com a fila de espera.
Captação de coração
Segundo o enfermeiro Anderson Milhorança da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes da Santa Casa (CIHDOTT), a captação envolveu a atuação de diversos profissionais. “Devido a pandemia, seguimos rigorosamente as normas técnicas dos órgãos competentes, para garantir um transplante seguro”, afirmou.
De acordo com o enfermeiro é importante que as pessoas expressem em vida o desejo da doação. Não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar a família.