O programa nuclear da Coreia do Norte está “avançando a todo vapor”, disse o chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), Rafael Grossi, em discurso anual para integrantes da instituição nesta segunda-feira (20).
“Na República Popular Democrática da Coreia, o programa nuclear avança a todo vapor com trabalho na separação de plutônio, enriquecimento de urânio e outras atividades”, disse Grossi aos membros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Grossi divulgou relatório no mês passado, afirmando que Pyongyang parece ter religado um reator nuclear apontado como responsável pela produção de plutônio para armas nucleares.
Testes de mísseis balísticos
Tanto a Coreia do Norte quanto a Coreia do Sul testaram mísseis balísticos na quarta-feira passada (15), a ação mais recente de uma corrida armamentista que leva os dois países a desenvolverem armas cada vez mais sofisticadas, enquanto os esforços para induzir conversas de distensão se mostram infrutíferas.
A Coreia do Sul testou um míssil balístico lançado de submarino (SLBM), tornando-se o primeiro país sem armas nucleares a desenvolver esse sistema.
Leia mais: Coreias testam mísseis e ampliam corrida armamentista