Em pelo menos quatro estados ( Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná) foi registrado falta de gasolina após paralisação de parte dos caminhoneiros. O medo de desabastecimento por completo, levou dezenas de pessoas em busca do combustível.
Diversas cidades pelo país registram movimento acima do normal. Caminhoneiros bolsonaristas fazem protestos e impedem a passagem de caminhões de carga, o que gerou apreensão sobre a possibilidade de falhas na distribuição de produtos.
Diante da situação, circulou, entre os caminhoneiros, um áudio com uma mensagem do presidente Jair Bolsonaro pedindo a desmobilização, de forma a evitar desabastecimento e mais inflação.
No último boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), “às 8h do dia 9 de setembro de 2021, são registrados pontos de concentração em rodovias federais de 15 estados, com 10% de redução de ocorrência desde o último boletim da madrugada”.
Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios está interditada por caminhoneiros, que permanecem sentados na pista, de forma a não possibilitar a passagem de veículos. A liberação da via ainda está sendo negociada com as autoridades. Vários caminhões encontram-se estacionados na lateral e no gramado localizado próximo ao Congresso Nacional.