A visibilidade da tecnologia do streaming não para de crescer, e como é comum na internet, o pioneirismo assegura quem possui mais alcance de mercado, por isso, o YouTube, plataforma que existe desde 2005, ainda é a mais relevante quando se trata de vídeo online.
Segundo levantamento feito pela empresa Hubspot, o Brasil está entre os países que mais utilizam a plataforma, com cerca de 105 milhões de usuários mensais, atrás apenas dos Estados Unidos quando se trata de horas assistidas.
Negligenciar esse alcance gigantesco do YouTube é abdicar de uma excelente oportunidade de marketing para assegurar o crescimento do seu negócio na internet. No entanto, muitas empresas ainda não sabem a maneira mais eficiente de produzir conteúdo na plataforma.
Para que a sua empresa possa explorar todo o potencial da plataforma, separamos algumas dicas que podem auxiliar a alavancar o seu negócio com o auxílio do YouTube, confira abaixo:
Crie conteúdo relevante
Não basta gravar alguns vídeos apresentando a sua empresa e esperar que os clientes cheguem até você, o conteúdo em vídeo necessita realmente ser relevante para quem está assistindo, por isso, crie uma persona do público alvo da sua empresa e ofereça vídeos que despertem o interesse destes consumidores.
Em um exemplo mais claro vamos utilizar a The Vict, uma loja online com um público muito específico, já que o seu produto consiste em cadarços exclusivos para tênis.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, o canal da The Vict no YouTube não faz propaganda do seu produto, eles apenas abordam o tema de tênis e assuntos que envolvem essa cultura, como customizações, cuidados, dicas de compras e todo conteúdo relevante para o seu público.
Visto que o público é impactado pelo conteúdo, um anúncio rápido e simples dos cadarços, ou até mesmo a utilização dos produtos nas customizações basta para converter as visualizações e possíveis vendas.
Invista na produção
Agora que você já sabe como criar um canal que atraia o público, é importante garantir que eles realmente se interessam em acompanhar o canal e assistir os vídeos até o final, garantindo uma retenção e alcance maior na plataforma.
Para isso, basta investir na produção, como, criação de roteiro, cenário bem-arrumado, iluminação competente, captação de som, além de uma edição de vídeo que não deixe a desejar do ponto de vista efeitos, transições e correções.
Uma dica importante é optar por um editor de vídeo para YouTube que seja simples e ofereça recursos que ajudem na criação rápida e profissional de vídeos, como por exemplo o InVideo, que conta com mais de 8 milhões de banco de mídia entre áudio, vídeos e imagens.
Caso você utilize uma música, imagem, efeito sonoro ou transição que tenha os direitos autorais reservados, é possível que o seu conteúdo seja desmonetizado ou até mesmo excluído da plataforma. Por isso, produza sempre vídeos próprios e não utilize conteúdos de terceiros que possuam direitos restritos.
Agora que você já sabe como dar um upgrade no seu negócio utilizando o YouTube, basta explorar todo o potencial da plataforma e captar ainda mais clientes para a sua empresa.