O site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, foi hackeado na tarde desta quarta-feira (08/09). Os invasores colocaram uma bandeira da Argentina com a frase: “Não ficamos de quarenta [sic] para passear pelos seus servidores. Vamos ser expulsos também?”.
A alteração foi no formulário de Declaração de Saúde do Viajante, que é um documento de preenchimento obrigatório à quem viaja ao Brasil. No formulário, é solicitado informaçõe sobre o estado de saúde, bem como dados relacionados à Covid-19.
O orgão acredita que a invasão foi motivada pela paralisação da partida entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, que deveria ter ocorrido no último domingo (05/09). Segundo a Anvisa, a Polícia Federal foi acionada e investigará o caso.
Anvisa paralisa jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) paralisou na tarde do domingo (5), o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
A decisão foi tomada após quatro jogadores argentinos entrarem em campo, mesmo com a determinação da agência de que teriam de cumprir isolamento no hotel para serem deportados para a Argentina.
A agência informou que os jogadores teriam descumprido as regras sanitárias brasileiras segundo as quais “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”.
Bolsonaro tentou reiniciar o jogo entre Brasil e Argentina
Após a paralisação da partida, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou reiniciar o jogo, segndo o jornal argentino Clarín.
De acordo com o site argentino, o Bolsonaro entrou em contato com a CBF para garantir que os jogadores não teriam problemas futuros e que poderiam voltar ao campo.
Porém, o contato aconteceu quando a Argentina já estava no vestiário e o jogo suspenso, o que teriam contribuído para que a informação e o apelo não fossem bem sucedidos.
“Tinham que sair de camburão”, diz Neto sobre jogadores argentinos