O grupo responsável por uma usina de cana em Araçatuba foi autuado em R$ 72.510 nesta sexta-feira (11) devido a um incêndio provocado em uma área onde era feita colheita de cana. O fogo se espalhou e atingiu cerca de 4 hectares.
Policiais ambientais faziam patrulhamento nesta sexta-feira (10) quando viram uma colheitadeira trabalhando em um canavial perto de fumaça de queimada. Eles foram fazer a fiscalização e constataram que o equipamento tinha provocado o incêndio, devido às faíscas do material rondante da máquina, atingindo a cana que estava sendo colhida.
O fogo acabou se alastrando e tomando grandes proporções. Os policiais constataram que o motorista utilizou o equipamento do sistema anti-incêndio e dois extintores que estavam ao lado do maquinário, para evitar a queima da colheitadeira. Os policiais apuraram que o equipamento pertence a um grupo de usina, sendo que o fogo atingiu 54,8 ha (hectare) de cana-de-açúcar, 1,96 ha de pasto/área comum e 2,1 ha de APP (área de preservação permanente) em estágio pioneiro. Foram tomadas as medidas administrativas e elaboração dos Autos de Infrações Ambientais, no valor total de R$ 72.510,00.