Sairam dos cofres públicos R$ 1 milhão para realizar três motociatas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mostra um relatório sigiloso do Tribunal de Contas da União (TCU) e divulgado pelo jornal O Globo. Os eventos ocorreram em Presidente Prudente (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Chapecó (SC).
No relatório consta apenas os custos pagos com verbas federais. Não é contabilizado os gastos dos Estados e munícipios para a realização dos eventos. O TCU julga na tarde desta quarta (29/09) se Bolsonaro cometeu irregularidades ao usar verba pública para tais eventos.
A conta não inclui as verbas públicas utilizadas nas moticiatas de Bolsonaro em Brasília (DF), Uberlândia (MG), Santa Cruz do Sul (RS) e Pernambuco (PE), uma vez que o pedido de levantamento foi feito antes desses eventos.
No evento ocorrido em julho deste ano em Presidente Prudente (SP), a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que foram gastos mais de R$ 300 mil dos cofres paulistas com o reforço no policiamento, que contou com cerca de 450 policiais militares.