A notícia cientifica mais citada em todo o planeta, nesta semana, são os vulcões e a atividade sísmica. Em La Palma o vulcão entrou em erupção dias atrás, causando pânicos na sociedade e intrigando os cientistas. O motivo é simples: a energia das placas tectônicas e sua movimentação causou a abertura e passagem da lava. Creio que muitas pessoas já assistiram aos filmes “O Inferno de Dante” ou “Terremoto: a falha de San Andreas”; pois é exatamente algo como este que estamos vivenciando!
Toda atividade sísmica, que dão origens às futuras montanhas ou vulcões (a diferença é que o vulcão tem uma “boca” com passagem do Magna Terrestre), estão sendo alimentadas pela Radiação Solar. As ondas eletromagnéticas e o ângulo solar são as fontes de energia para nós seres humanos.
A questão é que toda essa energia solar vem aumentado em alguns anos para cá; parte da radiação deve ser retornada para o espaço, mas para ter esse retorno são precisos os albedos. Os albedos são nada mais que um tipo de espelhamento/ refração da luz emitida pelo Sol.
Os principais refratores de todo o Planeta Terra são os Polos Norte e Polo Sul e, com eles é possível o estabelecimento de uma temperatura amena e ciclos climáticos movidos pelos choques de temperatura nos oceanos.
Com a alteração climática e o efeito estufa, estamos absorvendo maior calor na atmosfera, aumentando os graus Celsius da Terra e indo à direção de alterações eletromagnéticas, meteorológicas e climatológicas onde a sociedade deverá se adaptar ou regular ao Planeta Terra.
Será que todo esse processo é algo físico e programado pela Natureza ou um processo causado pelo Homem?! Eis a pergunta que não quer calar no mundo científico.
Natalia Rissi é pesquisadora em mudanças climáticas e ciências atmosféricas