O presidente Jair Bolsonaro decidiu convocar o Conselho de Governo em vez do Conselho da República. A informação foi divulgada pela colunista Thaís Oyama, do UOL. Ministros teriam dito que ele se “equivocou” ao citar o Conselho da República.
Em fala a apoiadores em Brasília, no 7 de Setembro, o presidente disse que nesta quarta haveria reunião do Conselho da República, integrado por ministros, parlamentares e presidentes da Câmara e do Senado. O órgão tem a prerrogativa de tratar de “intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio” e “questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas”.
Araçatuba tem manifestações pró-Bolsonaro
Lideranças políticas do Conselho da República, porém, teriam adiantado que recusariam o convite. Por isso, Bolsonaro teria recuado e marcado a reunião do Conselho de Governo, composto apenas por membros da administração federal – ministros de Estado e o Advogado-Geral da União. O órgão tem a finalidade de “assessorar o presidente da República na formulação de diretrizes de ação governamental”.
Segundo apuração da jornalista do UOL, após a reunião no Palácio do Planalto, o presidente irá “convidar os presidentes do Legislativo e do Judiciário para conversar”.
Até o momento, a reunião não consta na agenda oficial de Bolsonaro desta quarta-feira (8).