Um bebê engasgado de apenas 11 dias foi salvo pela PM (Polícia Miltiar) em Araçatuba. O caso aconteceu no início da noite deste domingo (5), no cruzamento da Rua Castro Alves com a Joaquim Murtinho, bairro São Joaquim.
Três policiais militares estavam parados num ponto de visibilidade naquele cruzamento, quando parou um veículo com um casal solicitando socorro, pois seu bebê estava engasgando.
Um dos policiais militares pegou o recém-nascido nos braços e iniciou a manobra de “Heimlich”Bebê engasgado é salvo por policiais militares, uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Com a manobra, o bebê voltou a respirar e foi socorrido ao Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, onde passa bem e está sendo assistido pelo médico.
O plantonista elogiou o profissionalismo com que o bebê foi socorrido e disse que o garoto foi salvo pelos policiais militares. O recém-nascido deve ser liberado em breve. Os pais ficaram extremamente agradecidos a Deus por ter colocados os policiais em seu caminho para salvar a vida de seu filho.
Como fazer a manobra de “Heimlich”
Na manobra de “Heimlich”, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações.
Em bebês, em caso de engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.
Caso contrário, e se ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.