A pouco mais de um ano das eleições 2022, para a escolha do presidente da República, governadores, senadores e deputados, o Regional Press lança a coluna Bastidores da Política, que irá abordar temas locais, regionais e nacionais, tanto de política quanto de economia. Sugestões de notas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]
Nesta primeira edição, a coluna traz informações sobre a visita do governador João Doria (PSDB) a Araçatuba, nessa quinta-feira (16). Dentre os temas, estão as eleições de 2022, preço dos combustíveis e ainda a audiência pública da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19.
Pré-candidato à presidência
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), está otimista em relação às prévias de seu partido para a escolha do nome que irá disputar as eleições presidenciais do ano que vem. Em visita a Araçatuba nesta quinta-feira (16), ele lembrou que venceu as duas prévias de que participou: a primeira, em 2016, para a Prefeitura de São Paulo, e a segunda, em 2018, para o Governo do Estado. “Com humildade e muito trabalho, venci as duas prévias e as duas eleições”, disse ele, que se apresenta como pré-candidato à presidência do Brasil.
PSDB faz prévias em 21 de novembro
O PSDB realiza as prévias para indicar o candidato do partido à presidência da República no dia 21 de novembro. O partido deverá escolher entre o ex-senador pelo Amazonas e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; o senador pelo Ceará Tasso Jereissati; o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite; e o governador de São Paulo, João Doria. “É um privilégio do PSDB ter quatro pré-candidatos”, comentou Doria.
Terceira via ou melhor via
Doria disse que as prévias irão fortalecer o candidato do PSDB à presidência e solidificar a chamada terceira via para fazer frente ao ex-presidente Lula (PT) e ao atual, Jair Bolsonaro (sem partido). Caso seja o escolhido, sua intenção é conhecer os problemas regionais do País aos finais de semana para apresentar propostas e soluções em seu programa de governo.
“Bolsonaro mente”, diz Doria
Ao comentar o preço dos combustíveis, em especial o da gasolina, que chega a R$ 7,00 em alguns estados, o governador João Doria aproveitou para criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante entrevista coletiva à imprensa de Araçatuba, na quinta-feira (16). “Bolsonaro mente ao dizer que a responsabilidade pelo preço dos combustíveis é dos governadores. Esta responsabilidade é do governo federal e temos a gasolina mais cara da história do País no governo Bolsonaro”, alfinetou.
Privatização da Petrobras
O governador de São Paulo disse, ainda, que não pretende rever a alíquota do ICMS da gasolina, que hoje é de 25%. Segundo ele, o imposto é importante para a execução de políticas públicas para a saúde, educação, segurança, infraestrutura e proteção social. Ele afirmou também que, caso seu nome seja o escolhido nas prévias do PSDB e ele consiga se eleger presidente, uma de suas primeiras ações será a privatização da Petrobras, dividindo a estatal em várias empresas para que haja uma disputa de mercado que favoreça os preços ao consumidor final.
Vídeo de campanha
O vereador Dr. Jaime (PSDB), de Araçatuba, gravou um vídeo com João Doria, na quinta-feira, defendendo o nome do governador como o candidato de seu partido à presidência, nas eleições de 2022. Na gravação, o parlamentar diz: “Um homem decente, João Doria presidente”. Doria sorriu e agradeceu ao vereador, que é líder do prefeito Dilador Borges na Câmara local.
Audiência Pública sobre a Covid
A Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara de Araçatuba realiza uma audiência pública na próxima quarta-feira (22), a partir das 9h, no plenário da Casa, para concluir os trabalhos que tiveram início em maio deste ano, em meio à segunda onda da pandemia que já fez 866 mortos no município. O evento, na próxima semana, será conduzido pela coordenadora da frente, a vereadora Regininha (Avante) e vai ouvir a população a respeito de medidas que podem ser adotadas pelo município para evitar a proliferação do novo coronavírus. Para participar, a inscrição antecipada pode ser feita no site da Câmara https://www.aracatuba.sp.leg.br/evento-inscreva-se/audiencia-publica-da-covid-19.