Araçatuba está sem mortes por Covid-19 há três dias. O número de casos positivos e o de internados também estão em declínio – para se ter uma ideia, o Hospital Unimed, que chegou a ter 90 pacientes para o tratamento da doença, não tem nenhum hospitalizado nas alas destinadas à Covid. Nas últimas 24 horas, foram notificados 18 pacientes com a infecção pelo novo coronavírus, número 18% menor em relação a ontem (15), quando foram registrados 22 novos casos.
Do total de internados, atualmente, 11 estão em enfermaria e 6 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), dos quais 3 estão em ventilação mecânica. A Santa Casa de Araçatuba permanece com 10 internados de Araçatuba nas alas destinadas à Covid-19. Destes, 4 estão em leitos de enfermaria e 6 em UTI, dos quais 3 estão em ventilação mecânica.
O Hospital Unimed Araçatuba deu alta, nesta quinta-feira, aos últimos 3 pacientes que estavam internados para o tratamento da doença e, no Hospital Municipal, o número de pacientes caiu de 8 para 7 nas últimas 24 horas.
395 pessoas estão em tratamento domiciliar
Além dos hospitalizados, há 395 pessoas em tratamento domiciliar, 13 a mais em relação a ontem, quando 382 pessoas estavam nesta condição. Estas pessoas são monitoradas pelos serviços de saúde e, em caso de piora no estado clínico, são encaminhadas para atendimento médico/hospitalar.
180 pacientes com suspeita da doença aguardam resultado de exames
Do total dos 28.901 pacientes infectados com o novo coronavírus desde o início da pandemia, 27.798 estão recuperados. Outros 180 pacientes aguardam resultados de exames. A doença fez 866 vítimas na cidade desde março do ano passado.
Birigui registra mais duas mortes por Covid
Após seis dias sem atualização, a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui divulgou novos dados da Covid-19, com os casos contabilizados até as 12h desta quinta-feira (16/09). Nos últimos dias o boletim não foi atualizado devido a problemas técnicos. Mais dois óbitos foram confirmados.
Um deles ocorreu no dia 29 de agosto, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, sendo a vítima uma mulher de 92 anos que tinha doenças cardíaca e pulmonar crônicas. No dia 13 deste mês, um homem de 81 anos, com doença neurológica crônica, faleceu no Pronto-Socorro Municipal.
O município soma 590 óbitos e 20.084 casos positivos da doença desde o início da pandemia. Do total de casos confirmados, 15.238 constam como recuperados, mas os dados ainda estão sendo atualizados. Há 11 pessoas aguardando resultados de exames e uma morte em investigação.
Guararapes notifica apenas dois casos positivos nas últimas 24 horas
O município de Guararapes não registrou novas mortes por Covid-19 nesta quinta-feira (16). Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 110 mortes pela infecção.
Foram registrados apenas dois casos positivos da doença, totalizando 4.344 pacientes infectados, dos quais 4.322 estão curados. Outros 6 pacientes estão com suspeita da doença e aguardam resultado de exames. Permanecem internados três moradores de Guararapes, dois na Santa Casa local e um em Araçatuba.
Como se prevenir
As autoridades de saúde reforçam que as pessoas devem continuar usando máscara, item que continua obrigatório no Estado de São Paulo pelo menos até o dia 31 de dezembro deste ano.
A higienização das mãos com água e sabão, o uso de álcool em gel e o distanciamento social mínimo de um metro entre as pessoas continuam importantes como prevenção, assim como evitar aglomerações. Em Araçatuba, as aglomerações devem ser denunciadas pelos telefones 153 ou 3636-1240 e 3636-1243. O atendimento é 24 horas.
Em caso de sintomas gripais, como coriza, febre e dor de cabeça, deve-se buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Os casos suspeitos devem ser submetidos a exames para o diagnóstico ou não da doença.
Enquanto não sai o resultado, estas pessoas devem manter o isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus. Se o resultado for positivo, o isolamento deve ser de 14 dias.