Araçatuba não tem novas mortes por Covid-19 nesta terça-feira (14), segundo boletim epidemiológico divulgado nesta tarde pela Secretaria Municipal de Saúde. O município acumula 866 óbitos desde o início da pandemia.
Nas últimas 24 horas, foram notificados 13 novos casos positivos da infecção pelo novo coronavírus. O número é 56,6% menor em comparação aos 30 casos registrados ontem (13).
Em Araçatuba, 28.861 moradores tiveram a doença, desde março do ano passado. Destes, 27.798 estão recuperados. Outras 257 pessoas aguardam resultados de exames.
Também foram notificados mais 167 casos suspeitos da infecção – estas pessoas deverão passar por exames para o diagnóstico ou não da doença. Até agora, 82.489 pacientes tiveram suspeita da doença, mas, destes, 53.371 testaram negativo.
Hospitais continuam com 22 pacientes de Araçatuba internados
Nos hospitais da cidade, houve uma nova internação e uma alta. Permanecem internados 22 moradores de Araçatuba nas alas destinadas ao tratamento da Covid-19. Destes, 14 estão em leitos de enfermaria e 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), dos quais 5 estão intubados e em ventilação mecânica.
A Santa Casa de Araçatuba continua com 11 internados de Araçatuba nas alas destinadas à Covid-19. Destes, 5 estão em leitos de enfermaria e 6 em UTI, dos quais 3 estão em ventilação mecânica. Já o Hospital Municipal tinha 9 internados e agora tem 8.
O Hospital Unimed Araçatuba tinha 2 internados e agora tem 3, sendo 1 em enfermaria e 2 em UTI e em ventilação mecânica. Ontem, o hospital informou que, devido à redução gradativa nas internações por Covid-19, o número de leitos exclusivos para a doença foi reduzido, passando a ser 8 no isolamento (enfermaria) e 10 na UTI. Esse redirecionamento tem como objetivo assegurar o atendimento igualitário para outras patologias, segundo o hospital.
“Mesmo com esse alívio, o Hospital Unimed Araçatuba reforça para a população que continue com todos os cuidados de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. Só assim, junto com o avanço da vacinação, será possível ter números cada vez menores de casos, internações e óbitos”, afirma o médico Flávio R. Garbelini de Oliveira.
432 pessoas estão em tratamento domiciliar
Além dos hospitalizados, a cidade tem 432 pessoas em tratamento domiciliar, 18 a menos em relação a ontem, quando havia 450 pacientes nesta condição.
Estes pacientes são monitorados pelos serviços municipais de saúde, porque seu estado clínico não requer internação. Em caso de agravamento em suas condições, são encaminhados para atendimento médico. Se houver necessidade, são hospitalizados.
Birigui não atualiza dados da Covid desde 5ª feira
A Secretaria de Saúde de Birigui não atualiza os dados da Covid-19 desde quinta-feira (9). Na semana passada, a justificativa foi de que os funcionários responsáveis pela atualização estavam mobilizados na campanha de vacinação contra a infecção pelo novo coronavírus. Agora, conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, uma funcionária está de férias e outra está com problemas de saúde e não foi trabalhar.
Birigui acumulava, até quarta-feira (8), 588 óbitos provocados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia e 20.011 pacientes infectados. Destes, 14.633 estão recuperados.
Guararapes não registra novas mortes
O município de Guararapes não registrou novas mortes por Covid-19 nesta terça-feira (14). Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 110 mortes pela infecção.
Também foram registrados mais cinco casos positivos da doença, totalizando 4.340 pacientes infectados, dos quais 4.290 estão curados. Permanece internado um morador de Guararapes, em um hospital de Araçatuba.
Como se prevenir
As autoridades de saúde reforçam que as pessoas devem continuar usando máscara, item que continua obrigatório no Estado de São Paulo pelo menos até o dia 31 de dezembro deste ano.
A higienização das mãos com água e sabão, o uso de álcool em gel e o distanciamento social mínimo de um metro entre as pessoas continuam importantes como prevenção, assim como evitar aglomerações.
Em caso de sintomas gripais, como coriza, febre e dor de cabeça, deve-se buscar atendimento médico. Os casos suspeitos devem ser submetidos a exames para o diagnóstico ou não da doença. Enquanto não sai o resultado, estas pessoas devem manter o isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus. Se o resultado for positivo, o isolamento deve ser de 14 dias.