Assim como a moda se renova constantemente, as estratégias para alcançar novos públicos também precisam se adaptar.
Com as passarelas saindo das revistas e tomando conta do universo online, o vídeo é uma das ferramentas que está crescendo e ganhando um maior destaque dentro dos conteúdos mais relevantes nas plataformas.
Devido ao crescimento das compras online após restrições em comércio físico, as marcas de moda tiveram que se reinventar para suprir essa demanda e ter estratégias contra a concorrência.
Se você possui uma marca de moda, vamos te auxiliar nessa jornada. Preparamos uma lista com 9 estratégias de Video marketing que podem funcionar no seu negócio.
- Planejamento:
O primeiro passo é estudar o seu público, saber como interagir e entregar o melhor conteúdo que vai gerar engajamento com a sua marca. Pensar na identidade visual com o uso das cores e formas do seu negócio também faz parte desse processo, pois cada detalhe vai se comunicar com o público de forma estratégica. Pense nas peças da estação, o cenário e em quais mídias os conteúdos serão publicados.
- Objetivos:
É importante definir quais objetivos deseja alcançar e traçar formas de como pode chegar até eles. Faça um estudo de mídia, defina a persona, não tente agradar a todos, apenas os clientes em potencial, analisando formas de como se aproximar ainda mais de sua audiência.
- Redes Sociais:
As redes sociais são a base de toda divulgação, e é necessário pensar em quais plataformas a marca vai estar presente e o tipo de conteúdo que será publicado em cada uma. Lembre-se que, apesar de ser possível publicar vídeos em todas, cada uma se comporta de forma diferente, quanto a tamanho de conteúdo, público alvo, dimensão do vídeo, etc. É necessário criar materiais específicos para cada uma delas, mas transmitir a mesma mensagem, mesmo com conteúdos diferentes.
- Conteúdo:
Como uma marca de moda, o seu conteúdo tem que chamar a atenção do consumidor, despertando o desejo de compra daquelas peças, então é importante mostrar sempre nos stories, reels e diversos vídeos e fotos para o feed, fixando aquela peça na memória do cliente. Pense também em criar uma intro para seu vídeo para cada conteúdo de feed, no intuito de prender a atenção do público já no início da produção.
- Linguagem:
Assim como cada rede social possui um público diferente, a forma de comunicação também deve ser. É necessário definir uma linguagem de acordo com o seu nicho, por meio de um estudo aprofundado. Pesquise as melhores referências na sua área. Por exemplo, se sua marca de moda for fitness, observe em outras marcas de sucesso como a linguagem é realizada, se mais formal, se mais humanizada ou técnica.
- Equipamentos:
Hoje em dia existem diversos equipamentos para gravação de um vídeo com qualidade, inclusive com a câmera do celular sendo configurada corretamente. Você pode ter o apoio de um tripé, um bom captador de áudio caso haja narração ou som ambiente, iluminação de qualidade, como ring lihgts e softbox.
- Edição:
Essa é uma etapa muito importante do seu vídeo, principalmente se as imagens colhidas foram de qualidade. Existem diversos programas de edição para aperfeiçoar ainda mais o seu vídeo e com eles você pode acrescentar efeitos, transições, músicas, filtros, cortes estratégicos e todo o necessário para tornar o conteúdo cada vez mais compatível com o mercado da moda e o seu público.
- Referências:
Para realizar todas as outras estratégias é necessário analisar o seu público e verificar o que mais gostam de consumir online. Faça um estudo sobre região, faixa etária e avalie todas as referências que encontrar baseadas nesses dados. A partir disso,comece a definir o conteúdo a ser oferecido.
- Escolha das peças:
Opte por mostrar tecidos com movimento, cores e texturas que fiquem bem nos vídeos. Lembre de compor o cenário para que as peças chamem mais atenção. Crie roteiros que mostrem a usabilidade no dia a dia ou no evento específico para cada item. Lembre-se que o vídeo é uma vitrine disponível 24h por dia no seu conteúdo. Capriche.
Agora com algumas estratégias em mãos, é só começar e acompanhar o engajamento da sua marca.