O Centro de Referência da Mulher (CRM) de Araçatuba realiza a campanha Agosto Lilás, de hoje (16) até a próxima sexta-feira (20), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é divulgar a Lei Maria da Penha, que completou 15 anos em 2021, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
Segundo Juliana Fernanda de Barros, dirigente administrativa de Coordenação do CRM, a campanha visa, ainda, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Nesta segunda-feira (16), estão sendo fixadas faixas sobre a violência contra a mulher em alguns semáforos; distribuição dos cartazes nos equipamentos, secretarias da Prefeitura de Araçatuba e em alguns pontos da cidade.
CRM de Araçatuba
Também há postagens nas redes sociais da Prefeitura dos materiais da campanha, distribuição de camisetas e chaveiros da campanha para as mulheres atendidas no CRM e a divulgação de um vídeo com o depoimento das mulheres atendidas no CRM.
Nesta terça (17), haverá ação no calçadão central, com a distribuição de panfletos do CRM e chaveiros da campanha. Na quarta, dia 18, haverá o “Agosto Lilás nas Escolas” (municipais), com a divulgação da Lei Maria da Penha para as crianças e professoras, por meio de atividades.
A “Blitz Maria da Penha” será realizada na quinta (19), nos principais semáforos da cidade (Pompeu, Avenida Brasília, Centro, etc.), com a distribuição dos panfletos do CRM (com informações sobre os tipos de violência doméstica e o endereço e contato do CRM).
E, na sexta (20), no CRM, será oferecido um lanche da tarde e roda de conversa sobre a “Lei Maria da Penha: avanços e desafios”, apresentação Cultural da Casa Maré e distribuição de camisetas e chaveiros da campanha para algumas mulheres atendidas que serão convidadas (não será aberto ao público).