São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a atingir, neste sábado (21), a marca de mais de 70% da população total com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo levantamento realizado pelo consórcio de veículos de imprensa.
O estado aparece em segundo lugar, no entanto, entre os que têm maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única), com 32,40%. Especialistas reforçam que é essencial que o esquema vacinal esteja completo para que a proteção seja mais efetiva.
Após a gestão João Doria (PSDB) iniciar uma disputa judicial com o governo federal para o envio de mais vacinas, por conta de um impasse em carregamento do imunizante da Pfizer, o Ministério da Saúde afirmou que fará novas distribuições visando minimizar a disparidade entre os estados.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram aplicadas 47,7 milhões de doses de vacina em São Paulo no total. Cerca de 95% da população com mais de 18 anos recebeu a primeira dose.
A vacinação de adolescentes começou nesta quarta-feira (18) para jovens com deficiência ou comorbidades, além de gestantes e puérperas.
O governo estadual decidiu acabar com as restrições da quarentena antes que um grande percentual da população estivesse imunizado com as duas doses e com indicadores da pandemia ainda fora de controle.