O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), vem à região de Araçatuba pela segunda vez em 14 dias. Desta vez, ele estará em Penápolis, onde participa de audiência pública sobre regionalização administrativa e criação da região de Estado de Penápolis.
No dia 23 de julho, Rodrigo Garcia esteve em Andradina, Pereira Barreto, Sud Mennucci e Ilha Solteira. Na ocasição, entregou obras e debateu a criação da região de Estado de Andradina.
Em Penápolis, o vice-governador virá acompanhado do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, e deputados, que irão se encontrar com prefeitos da região e representantes da socidade civil.
O evento está marcado para as 14h desta sexta-feira (6), no Espaço de Eventos do Penápolis Garden Shopping (Rodovia Sargento Luciano Arnaldo Covolan, s/nº, Parque Industrial.
Aglomeração Urbana
O projeto que será apresentado em Penápolis é denominado de Aglomeração Urbana (AU), que, segundo o governo do Estado, tem como um dos objetivos facilitar o desenvolvimento de projetos regionais em benefícios dos municípios locais.
O território paulista deverá ter um total de 36 regiões, a partir de estudos feitos pela Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos). Após a conclusão de audiências públicas em todas as novas regiões constituídas, será encaminhado um Projeto de Lei para aprovação na Assembleia Legislativa de São Paulo.
O modelo visa regionalizar o planejamento e as ações governamentais por meio de políticas públicas conjuntas, de interesse comum, nas áreas de saúde, meio ambiente, segurança pública, recursos sólidos, dentre outras, com a integração dos municípios de determinada região para a tomada conjunta de decisões.
Penápolis
De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, integram a Região de Estado de Penápolis os municípios de Avanhandava, Barbosa, Alto Alegre e Luziânia, além de Penápolis.
A população destes cinco municípios que integrarão a nova AU do Estado poderá apresentar suas sugestões através do e-mail [email protected] até dia o dia 26 de agosto. O objetivo é ouvir a sociedade civil e o poder público.
Araçatuba
Em Araçatuba, a Aglomeração Urbana foi discutida em maio deste ano, com a presença do governador João Doria (PSDB). Neste caso, é composta por uma população de cerca de 500 mil habitantes, distribuída em 20 municípios.
São eles Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guararapes, Lourdes, Nova Luzitânia, Piacatu, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, Turiúba e Valparaíso, além de Araçatuba.
Andradina
Em Andradina, foi proposta a criação, no dia 23 de julho, da Região de Estado da Península dos Grandes Lagos, composta pelos seguintes municípios: Andradina, Auriflama, Castilho, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraçaí, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Pereira Barreto, São João de Iracema, Sud Menucci e Suzanápolis. Juntos, estes municípios somam mais de 230 mil habitantes.
Audiência Pública
A audiência pública que será realizada em Penápolis nesta sexta-feira será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Regional (www.youtube.com/desenvolvimentoregionalsp), na página do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Regional (@desenvolvimentoregionalsp) e no site da Secretaria de Desenvolvimento Regional (www.sdr.sp.gov.br).