A partir de agora, é possível conferir os animais que estão para adoção no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no site da Prefeitura de Araçatuba www.aracatuba.sp.gov.br/adote-um-pet. O objetivo é estimular a adoção dos animais que foram recolhidos pelo setor de Zoonoses e que aguardam um novo lar.
A medida atende à lei nº 8.358 de 10 de maio de 2021, de autoria do vereador Boatto (MDB). No site, é possível ver as fotos dos cães e gatos disponíveis no CCZ, bem como orientações de vacinação de cães e gatos, informações sobre posse responsável e horário de funcionamento.
Atualmente, há 19 animais disponíveis no CCZ, sendo 15 cães e 4 gatos. Entre março e maio deste ano, segundo a Prefeitura, foram adotados 77 animais, sendo 41 cães e 36 gatos.
O site também traz informações sobre a lei n° 9.605/1998, que prevê penalidades em casos de maus-tratos a animais. Conforme a lei, a pena para quem maltratar cães e gatos é de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda (incluindo a lei nº 14.064, de 2020).
Adoção
Os interessados em adotar um animal devem apresentar documentação pessoal, comprovante de residência e ser maior de 18 anos. Ao visitarem o CCZ, serão acompanhados por responsável que esclarecerá as condições de saúde do animal. Também é garantido pelo CCZ que o animal adotado sairá vermifugado, com exame negativo de leishmaniose e vacina contra a raiva.
O ideal é que o interessado tenha condições financeiras e local apropriado para criar os animais, pois estes podem futuramente apresentar problemas de saúde e precisam ser cuidados devidamente.
O adotante, então, assina um termo de guarda pelo qual é responsável por qualquer doença que o animal venha a ter comprometendo-se a prover as vacinas necessárias e socorro à saúde do mesmo pelo resto da vida dele.
A Prefeitura reforça que é fundamental o acompanhamento periódico pelo profissional médico veterinário para garantir sua saúde, assim como a administração de vacinas contra doenças infecto-contagiosas e a raiva; controle de endoparasitas (verminoses); ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e a esterilização cirúrgica (castração).
Leishmaniose
O CCZ também dá orientações sobre a prevenção de zoonoses, como a leishmaniose visceral canina e a raiva. Em relação à leishmaniose, a dica é utilizar a coleira com deltrametrina no pescoço do cão/cadela, trocando periodicamente, de acordo com a validade do produto.
Outra dica é manter o quintal limpo, evitando o acúmulo de matéria orgânica, como restos de folhas, frutos ou fezes de animais.
Serviço
O CCZ fica na Rua Dr. Luiz de Almeida, nº 145, Bairro Novo Paraíso, Araçatuba. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O telefone para contato é (18) 3636-1180.