A próxima segunda-feira (6), véspera de 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, será ponto facultativo em Araçatuba, Birigui e também no Estado de São Paulo.
A Prefeitura de Araçatuba publicou, na quinta-feira (26), decreto que declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 6 de setembro.
A medida atinge todos os órgãos da administração municipal centralizados e autárquicos, exceto aqueles que pela sua natureza não podem sofrer interrupção, como o pronto-socorro municipal, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), guarda municipal e coleta de lixo.
O Atende Fácil não terá expediente. O atendimento voltará ao horário normal na quarta-feira (8) com agendamento pelo site da Prefeitura. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também ficarão fechadas nesses dias, retornando ao atendimento na quarta-feira (8).
A Prefeitura informa também que não haverá vacinação contra a Covid-19 nos dias 6 e 7 de setembro.
Em Birigui, só irão funcionar os serviços essenciais
Em Birigui, também será ponto facultativo na segunda-feira, véspera do feriado. O decreto foi publicado pela Prefeitura no início do ano, com todos os pontos facultativos de 2021. Com isso, todas as repartições públicas permanecerão fechadas na segunda e terça-feira. A exceção são os serviços essenciais, como o Pronto-Socorro Municipal, água e esgoto, coleta de lixo e Guarda Municipal.
Estado também decreta ponto facultativo
No Estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) assinou, ontem (30), o decreto que estabelece que a próxima segunda-feira será ponto facultativo. O documento foi publicado hoje (31) no Diário Oficial do Estado.
Os serviços essenciais e de interesse público que tenham funcionamento ininterrupto terão expediente normal. Os servidores deverão compensar o ponto facultativo, de acordo com a jornada de trabalho a que estiverem sujeitos, com o limite de uma hora diária a mais. Os dirigentes das autarquias estaduais e das fundações poderão adequar o decreto às suas repartições públicas.