Policiais militares de Andradina participaram de um treinamento, na semana passada, em um estande de tiro de Birigui, com policiais do 12º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de instrução para aferição das novas miras RedDot, que vieram como acessórios nos fuzis belga FN Scar.
O treinamento consistiu em exercícios de tiros e foram ensinadas técnicas de regulagem e uso do equipamento, sendo realizados diversos disparos a 50 metros e por último um ajuste fino com disparos a 150 metros.
O novo armamento já está sendo utilizado pelos Policiais no combate ao crime. A equipe do Baep recebeu o armamento em junho. São modernos fuzis FN SCAR de calibre 7,62 mm, uma arma usada até em um grupo seleto de países o qual o Brasil passa a fazer parte, com a aquisição deste tipo de armamento pelo governo do Estado.
O fuzil FN SCAR foi desenvolvido pela fabricante belga FN Herstal e está em uso em várias unidades de operações especiais dos Estados Unidos, como os SEALs, Rangers, Delta Force, Boinas Verdes entre outras.
Na América do Sul, Peru e Chile usam o SCAR em tropas de operações especiais e, a partir deste mês, o Brasil passa a usar, por meio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a fim realizar a prevenção e repressão imediata de ações articuladas pelo crime organizado e facções criminosas, como roubo a estabelecimento de valores e ocorrências de grande vulto.