A Estância Turística de Pereira Barreto completa 93 anos nesta quarta-feira (11) e ganha unidade do Procon, que vai funcionar na Rua Francisco Paschoal Neto, 1.360. A inauguração foi na manhã de hoje, com uma cerimônia restrita apenas a autoridades.
O Procon Municipal é uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A partir desta quinta-feira (12), os consumidores pereirabarretenses terão o apoio do órgão para garantia de seus direitos.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. A população também poderá tirara suas dúvidas através dos telefones: (18) 3704-8559 e (18) 3704-8568 ou pelo e-mail: [email protected] .
Como funciona o Procon
O consumidor que tiver problemas na aquisição ou prestação de serviço poderá fazer sua reclamação através do Procon. Durante o atendimento, o mediador irá intermediar a queixa e buscar uma solução, a princípio através de uma conversa, para o consumidor.
Quando o caso não é resolvido, outro procedimento é abrir uma Carta de Investigação Preliminar (CIP). A CIP é uma carta/ofício que é enviada diretamente para o fornecedor, onde é relatado o problema e anexados documentos que comprovem o motivo da reclamação.
Com a resposta da CIP, o consumidor avalia se ela foi positiva ou negativa. Se a resposta do fornecedor atender a solicitação do consumidor o processo é arquivado. Se não for a resposta esperada, o próximo passo é o registro do Termo de Reclamação com agendamento de uma Audiência de Conciliação entre as partes.
Se nem mesmo assim houver acordo, o órgão emite uma decisão administrativa. Com isso, o fornecedor poderá ser ser penalizado com as punições previstas em lei.
Comemorações de aniversário
As comemorações aos 93 anos de Pereira Barreto começaram na noite dessa terça-feira (10). A população pôde acompanhar as apresentações dos artistas locais através de uma live transmitida nos canais oficiais da Prefeitura Municipal.
O evento foi realizado na Casa da Cultura. Um dos momentos especiais foi a apresentação de um vídeo que foi gravado no último final de semana. As famílias que perderam seus entes vítimas da Covid-19 fizeram uma homenagem com plantio de ipês na entrada da Praia Municipal.
Homenagem aos profissionais da saúde
Os profissionais da saúde do município também foram homenageados pelo trabalho desenvolvido neste período difícil. Vestidos de branco, para representar a profissão, eles soltaram 96 balões representando cada vida perdida em consequência do vírus.
Nesta quarta-feira (11) o destaque fica por conta da apresentação da Facmol que fará sua apresentação na Carreta Musical. Ela percorrerá algumas ruas da cidade trazendo um pouco de alegria mesmo em meio às dificuldades vividas nesta quarentena.
O diretor de Cultura, Mário Irikura, disse que o sucesso do ano anterior trouxe novamente a apresentação dos músicos nas festividades. “A Facmol foi a grande atração do ano passado e não poderia faltar também na nossa programação deste ano. A apresentação da Orquestra é sucesso garantido sempre”, completou Mário.
História de Pereira Barreto
A região onde se localiza atualmente o município de Pereira Barreto fazia parte de uma fazenda federal, onde, em 1858, foi criada uma colônia militar com o nome de “Estabelecimento Naval de Itapura”, em virtude de estar situada justamente no salto de Itapura, no rio Tietê.
Parte desse território, inclusive, foi desmembrado e incorporado ao distrito de Penápolis, em 1910. Era proprietário das terras do povoado de Itapura o Coronel Jonas Alves de Mello, que então já havia vendido grande parte dessa propriedade a vários imigrantes japoneses.
Pereira Barreto foi fundada oficialmente, em 11 de agosto de 1928, com o nome de Novo Oriente, quando Mitsusada Umetani, responsável pela Sociedade Colonizadora do Brasil Ltda, adquiriu parte das terras do povoado de Itapura, (50 mil alqueires) do Coronel Jonas Alves de Mello a fim de receber imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, naquela época, trabalhar na lavoura.
As terras então adquiridas pela Sociedade Colonizadora eram banhadas por grandes rios, como o Tietê e o Paraná, o que as tornavam apropriadas para a lavoura, que, em pouco tempo, tornou viável o rápido progresso da região.
No dia 1º de Julho de 1932 veio a autorização para construção da ponte Novo Oriente, que tinha como proposito ligar o núcleo urbano da fazenda Tietê (que deu origem a Pereira Barreto) com a estação de trem de Lussanvira. Porém, no dia 9 do mesmo mês, começa a Revolução Constitucionalista, o que fez a ponte demorar 2 anos a mais que o previsto para ser concluída. A ponte custou 1.200 contos de Réis, e tinha 160 metros de comprimento e 25 metros de altura, projeto do Engenheiro japones Kazuo Nakashima.
Elevado a município
Em 1938, o então distrito de Novo Oriente, que pertencia ao município de Monte Aprazível, foi elevado à categoria de município, pelo Decreto 9.775, de 30 de novembro de 1938, e recebeu então o nome de Pereira Barreto, em homenagem ao médico e político brasileiro Dr. Luiz Pereira Barreto(1840-1923).
Em 1980, teve início a construção do canal de Pereira Barrreto, visando conectar os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, viabilizando a navegação pelo tramo norte da hidrovia Tietê-Paraná.
Hidrelétrica de Três Irmãos
Em 1990, a cidade transformou-se quase em uma ilha fluvial, em decorrência da formação do lago da hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê. Pereira Barreto, que até então era uma cidade de tradições agropecuárias, perdeu a maior parte de suas terras agricultáveis.
A Usina Três Irmãos é a maior usina construída no Rio Tietê, a 28 km da confluência com o Rio Paraná. Possui cinco unidades geradoras com turbinas Francis e potência instalada de 807,50 MW. Sua barragem tem 3.640 m de comprimento e seu reservatório mede 785 km2. Possui duas eclusas para navegação.
Turismo e Lazer
Em 30 de Outubro de 1990, a Ponte Novo Oriente foi completamente submersa, repousando nas águas do rio Tietê desde então a 14 metros da superfície. Hoje, ainda é possível observá-la por meio de mergulho, utilizando-se, para isso, equipamentos adequados. No lugar desta, foi construída uma nova ponte pênsil com o mesmo nome, localizada um pouco mais distante da área da antiga ponte.
Pereira Barreto hoje é considerada um paraíso ecológico. Há muitas opções de lazer e turismo, como praia, muito sol, ar puro, além de fauna e flora riquísimas.