O Calçadão da Marechal Deodoro, em Araçatuba, amanheceu com sal grosso, mineral usado para afastar o mau-olhado, em toda a sua extensão, neste sábado (14), um dia após uma sexta-feira 13, que é considerado popularmente como um dia de azar.
Os comerciantes foram surpreendidos nesta manhã, ao chegarem para abrir os seus estabelecimentos, pouco antes das 9h. O produto foi depositado em todo o Calçadão, da Praça Rui Barbosa até a Duque de Caxias e da Duque até a Rua D. Pedro I.
Ninguém sabe quem distribuiu o sal grosso em pequenas porções na via comercial, que reúne mais de 70 lojas. A maioria dos comerciantes levou na esportiva, mas ficou curiosa para saber a origem da ação.
O presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba), Feiez Nasser Abdouch, estava em viagem e soube do ocorrido pela reportagem do Regional Press. “Não faço ideia do que pode ter ocorrido. Mas se foi para o bem, ótimo”, afirmou.
O comerciante Marcelo Benício, que administra o centro de compras Multi Shop, levou na brincadeira. “Deve ter sido um despacho para espantar o mau-olhado e aumentar as vendas, depois da sexta-feira 13”, disse.
Para espantar o mau-olhado
Para os supersticiosos, o sal grosso é um dos ingredientes mais famosos quando se trata de afastar o mau-olhado, a inveja, o azar e as energias negativas.
Já a sexta-feira 13 é considerado um dia de infortúnio. Uma das teorias para o surgimento da crença deve-se à crucificação de Jesus Cristo em uma sexta-feira, depois de uma ceia que reuniu 13 pessoas.
O gerente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), Osnei Ferracioli, disse que o movimento no comércio está se recuperando, depois de vários meses fechado ou com funcionamento reduzido em função da quarenta imposta pelo governo do Estado para frear o avanço do novo coronavírus.
“Passei às 10h por lá, hoje, e o movimento estava muito bom para um sábado. Durante a semana, é um pouco mais devagar, mas a tendência é melhorar”, afirmou. Ele também desconhece a origem do sal grosso jogado no Calçadão.