Mais de 50 pinguins encontrados mortos em praias das cidades de Passo de Torres e Araranguá, em Santa Catarina, no sábado (7), chamou a atenção de autoridades ambientais.
Segundo a Jovem Pan, a ONG Educamar informou que estava fazendo um monitoramento no local quando encontrou 59 espécimes de pinguim-de-magalhães.
Pinguins encontrados mortos
De acordo com a organização, a principal causa da morte dos animais pode ter sido a poluição ou incidentes com o setor da pesca.
“Muitos dos indivíduos jovens acabam se perdendo nas correntes oceânicas. No monitoramento de ontem, contudo, muitos indivíduos adultos foram vistos mortos.
Adultos mortos são um forte indicador de causas humanas”, disse a Educamar em uma publicação no Instagram. Segundo a ONG, alguns dos pinguins chegaram vivos à praia e poderiam ter sido reintroduzidos no mar.
“No entanto, como não há um centro de estabilização na região e nem ao menos uma logística de transporte até o centro mais próximo, todos os pinguins que chegam vivos perdem qualquer chance de retorno vivo ao oceano”, explicou.