A Justiça de Araçatuba condenou nesta sexta-feira (6) três réus que haviam sido flagrados transportando 100 quilos de maconha na madrugada do dia 11 de fevereiro deste ano transportando 100 quilos de maconha. Dois dos réus tentaram excluir a culpabilidade dizendo que não tinham conhecimento da existência da droga. Advogado de um dos réus disse que vai recorrer.
A sentença condenou os réus Cícero Mateus Correia da Silva, Luciano Debes e Marcus Vinícius Zavanello Júnior por tráfico de drogas e associação ao tráfico, e foi proferida nesta sexta-feira pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Araçatuba, Emerson Sumariva Júnior.
A condenação
Conforme a denúncia e apuração, Silva transportava a droga e os outros dois réus estavam em outro carro, e atuavam como batedores. Ambos disseram que estavam viajando a passeio para o Rio de Janeiro e não sabiam que Silva estava com drogas no veículo. Apesar de negarem em juízo, no dia do flagrante eles haviam confessado informalmente a participação aos policiais militares do Baep (Batalhão de Ações especiais de Polícia), que fizeram a apreensão da droga e prisão dos envolvidos.
Ele condenou Cícero Silva à pena de nove anos de reclusão e pagamento de 1.240 dias-multa, Luciano Debes à pena de 10 anos de reclusão e pagamento de 1.400 dias-multa e Marcus Zavanello à pena de 11 anos e oito meses de reclusão e pagamento de 1.633 dias-multa. O magistrado destacou na sentença que, “Tratando-se de crime de tráfico de entorpecente, delito grave e que exige reprimenda severa, equiparado a hediondo, para cada réu, fixo o regime fechado para início do cumprimento da pena”.
Outro lado
O advogado criminalista Flávio Batistella, que defende o réu Cícero Silva, que pegou a menor pena, disse que ele foi réu confesso no crime de tráfico e a defesa vai recorrer da sentença porque não vê elementos para configuração do crime de associação ao tráfico,e com isso pretende reduzir a pena do seu cliente.
A apreensão
Na madrugada de 21 de fevereiro Policiais do 12º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) prenderam três homens e apreenderam 100 quilos de maconha na rodovia Marechal Rondon, em Araçatuba. Um veículo que transportava a droga e outro que atuava como “batedor” também foram apreendidos.
Os policiais faziam patrulhamento pelo bairro Jussara quando se depararam com dois veículos com os faróis apagados, um ao lado do outro, o que despertou a atenção da equipe. Com a aproximação da viatura, os veículos seguiram em direção à rodovia Marechal Rondon e passaram a fugir em alta velocidade.
Os policiais iniciaram o acompanhamento e uma segunda viatura entrou em apoio na ação. Após cinco quilômetros de perseguição os veículos foram abordados, sendo um Peugeot 208 e um Cross Fox.
No Peugeot os policiais encontraram duas malas com 100 tijolos de maconha. Na ação também foram apreendidos, além dos carros e da droga, três telefones celulares e R$ 1.150 em dinheiro.