O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) inaugurou uma central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Araçatuba, nessa quarta-feira (18), durante as comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo. A unidade vai atender cerca de 500 produtores rurais de mais de 36 municípios da região.
O diretor-presidente do inpEV, João César Rando, informou que a nova unidade ampliará a capilaridade do Sistema Campo Limpo – programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
“A unidade receberá o material diretamente dos agricultores e de quatro postos fixos da região e terá capacidade de receber e processar 600 toneladas/ano de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, explica Rando.
A inauguração contou com a presença de autoridades e a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa Costa Dias, que entrou ao vivo, durante a cerimônia, por videoconferência.
A nova central faz parte da busca constante do Sistema Campo Limpo por facilitar o cumprimento da obrigação legal do agricultor de devolver as embalagens pós-consumo, que são encaminhadas para destinação ambientalmente correta.
“Hoje o Sistema recebe 94% das embalagens plásticas comercializadas e, destas, 93% são enviadas para reciclagem e 7% são incineradas”, finaliza o diretor-presidente do inpEV.
Informações da Central
Gerenciada por César Augusto Santana, a unidade fica na rua Walter Luiz Casteletto, 513, Bairro Parque Industrial Maria Isabel de Almeida Prado, CEP: 16.080-755. O telefone de contato é (18) 99647-0854.
Cerimônia e homenagem
Na cerimônia de inauguração da unidade, o servidor público municipal Antonio Carlos Theodoro Seabra, conhecido como Toninho, diretor da SMDERT (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho) de Araçatuba, e Cláudio Cortez, Gestor da Central de Recebimento de Bilac, foram homenageados pelo inpEV como representantes das prefeituras de suas cidades, pelos serviços prestados ao setor.
Estiveram presentes o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB); a vice-prefeita, Edna Flor (Cidadania); o vereador e presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Dr. Alceu Batista de Almeida Jr (PSDB); os secretários municipais Arnaldo dos Santos Vieira Filho (Governo e Agroindustrial); Lucas Savério Proto (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Marcelo Astolphi Mazzei (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba); José Valverde, representante do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Marcos Penido; Oscar Saito, responsável pela Governança dos Parques Industriais de Araçatuba; e Silvia Antoniali do Carmo, representando Itamar Borges, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Em pronunciamento ao encerramento do evento, o prefeito Dilador Borges agradeceu o investimento do inpEV em Araçatuba. “O trabalho do instituto contempla esta cidade com sua unidade, conferindo a nós o sentimento de reconhecimento como importante parque industrial e centro logístico. Também somos gratos pela amplitude deste projeto, que pode contar com a continuidade da nossa disposição por parcerias, pois é um projeto de natureza para o bem da cidade e para o bem da humanidade”.
Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, cerca de 1 milhão de pessoas, de todo o País, já participaram das comemorações.
A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor, organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.
Sobre o inpEV
Desde 2002, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é entidade gestora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.
Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.