Um homem de 25 anos que passava de bicicleta pelo centro de Araçatuba na madrugada desta segunda-feira (30) acabou provocando uma explosão ao acionar um artefato deixado pelos criminosos que atacaram agências bancárias em Araçatuba. Ele teve os dois pés amputados, todos os dedos das mãos cortados e ficou com estilhaços por todo o corpo.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba, o rapaz precisou se intubado e levado ao centro cirúrgico, onde passa por procedimento de ortopedia.
A Polícia Militar informou que os bandidos deixaram explosivos em pelo menos 20 pontos da cidade, principalmente na região central, que foi interditada para a segurança da população. Conforme a PM, os artefatos possuem sensor de movimento e são ativados com a aproximação. O comércio permanece fechado e as aulas nas escolas municipais e estaduais foram suspensas.
Além do rapaz ferido com o explosivo, outras quatro pessoas foram feridas com disparos de arma de fogo e permanecem em atendimento na Santa Casa de Araçatuba.
Feridos que deram entrada na Santa Casa
- Homem com 28 anos: baleado no abdome: segue internado na Unidade de Emergência. Quadro clinico estável.
- Homem com 31 anos: Baleado na face e braços. Segue Precisou ser intubado. Quadro clinico grave, porém estável.
- Homem com 38 anos: baleado nas pernas, braços e cabeça (raspão). Precisou ser entubado. Devido a rompimento de artéria precisou ser levado para o Centro Cirúrgico para cirurgia de revascularização do braço direito. O procedimento começou as 10h e está em andamento. Quadro clinico: grave
- Homem com 25 anos (correção 26 anos): vitimado por explosivo sofreu amputações traumática dos dois pés e todos os dedos das mãos; também ferido por estilhaços no corpo. Passou por cirurgia no inicio desta manhã .Segue na Unidade de Recuperação pós cirúrgica. Quadro clínico grave.
- Homem com 45 anos: baleado na região glútea. Projetil não alojado. Foi medicado e já recebeu alta.
- O hospital não informou o nome dos feridos. Suas identidades ainda estão sendo checadas pela Polícia Militar. Sabe-se, no entanto, que uma delas é um criminoso que participou da ação. Não há policiais em atendimento na Santa Casa, segundo o hospital.
Outras três pessoas, sendo dois moradores e um bandido, foram mortas. Até agora, três suspeitos foram detidos para a Polícia apurar se houve participação no crime.
Durante a fuga, os criminosos abandonaram os veículos usados na ação. No interior dos carros, foi encontrado farta munição e armas de grosso calibre, dentre elas fuzis calibre .50 e 7.62 mm, além de “miguelitos” (artefatos de metal utilizados para furar pneus de veículos).
Agências atacadas
Três agências foram alvos dos ataques da quadrilha, sendo Banco do Brasil, Banco Safra e Caixa Econômica Federal. Todas elas ficam na região central de Araçatuba.
Na fuga, a quadrilha com cerca de 20 criminosos, abordaram motoristas, que tiveram seus carros roubados. Eles foram feitos reféns e levados como “escudo humano”, até o bairro rural Engenheiro Taveira. No local, os reféns foram libertados pelos bandidos.
Ainda não há informações sobre a quantia que os criminosos teriam levado.