A Guarda Civil Municipal de Araçatuba tem suas reminiscências históricas ligadas ao período em que administrava o município o prefeito Joaquim Geraldo Corrêa e que, por meio da Lei n° 54 de 25 de agosto de 1949, criava a Polícia Municipal, incorporando ao seu pequeno efetivo remanescentes da Guarda Noturna, entidade esta instituída pela Associação Comercial.
O contingente não passava de 20 guardas e como a cidade abrigava pequena população, o serviço era feito a pé no centro e a cavalo nos locais mais distantes. As atividades iniciavam às 22h e terminavam às 4h.
Nesse período de grandes dificuldades e de muitos sacrifícios, chefiava a corporação o Sr. Joaquim Rodrigues de Oliveira e os salários dos guardas eram pagos mediante taxa mensal arrecadada de porta em porta, o que dava direito ao munícipe de colocar uma placa com dizeres “GN” em sua residência.
Bolsa Trabalho oferece 60 vagas em Araçatuba com auxílio de R$ 535,00
Atualmente a GCM de Araçatuba conta com efetivo de 189 guardas municipais, sendo 160 homens e 29 mulheres, além de uma frota de 11 veículos automotores, 7 motocicletas e 2 bikes patrulha. Essa frota é empregada no patrulhamento preventivo, ronda escolar, vigilância dos prédios públicos, meio ambiente e apoio às demais secretarias do município.
Além de realizar patrulhamento nas ruas, a GCM de Araçatuba desenvolve palestras educativas e preventivas para combater o uso de drogas lícitas e ilícitas, uso do cerol e tabagismo. Também há campanhas de educação no trânsito que buscam despertar nos jovens os valores de civismo e cidadania.