Araçatuba inicia o processo para conquistar a classificação de Estância Turística. Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Turismo (SMT) e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
A ação principal desse processo consiste na transmissão de dados e informações do ramo turístico da cidade ao Governo Estadual. Para isso, é necessário que os prestadores de serviços turísticos do município facilitem a entrega de informações para a Secretaria Municipal de Turismo o quanto antes.
“Vamos informar quantos hotéis temos, o total de todas as ofertas de acomodação, restaurantes e pratos principais de cada um, todos os eventos realizados e que exercem atração turística, fluxo de turistas pela rodoviária, aeroporto e estradas, pessoas que vão ao comércio fazer compras, entre outras informações”, informa o secretário municipal de Turismo, Marcelo Mazzei.
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo faz, periodicamente, uma reavaliação dos municípios do estado de São Paulo a fim de mantê-las ou desclassificá-las como MIT (Município de Interesse Turístico), ou ainda classificar tal município como Estância Turística, atual objetivo de Araçatuba.
Em fevereiro de 2019, Araçatuba foi classificada como Município de Interesse Turístico, após aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que autorizou Araçatuba e outros 42 municípios a receberem recursos do Governo do Estado de São Paulo no valor de R$ 600 mil ao ano.
Estes recurso é destinado para investimento em infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região, gerando emprego e renda.
O que é Estância Turística
O título de estância turística é concedido pelo governo do Estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos, como condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Eles também deve ter infraestrutura e serviços voltados à atividade turística.
No Estado, são 70 municípios com essa classificação que recebem aportes financeiros específicos para o incentivo ao turismo.