Jovens e adultos que não concluíram os estudos têm a oportunidade de obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova deste ano será realizada no domingo, dia 29 de agosto, quando 301.438 participantes farão provas para obter certificação do ensino fundamental e 1.328.608, do ensino médio.
“O Encceja é um exame de inclusão, uma chance para jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. É uma nova oportunidade do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, para esses jovens e adultos conseguirem seus diplomas por meio de um exame nacional”, ressaltou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro.
Segundo ele, na prova do Encceja, o Inep avalia competências, habilidades e saberes adquiridos dentro ou fora da escola
Neste ano haverá mudanças em relação à última edição
Devido aos cuidados relacionados à Covid-19, neste ano haverá mudanças em relação à última edição. O uso da máscara é obrigatório, os participantes poderão usar luvas durante o exame e também podem levar frasco com álcool líquido ou em gel. Todas as salas contarão com o produto.
E atenção: a orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que se o participante apresentar sintoma de Covid-19 não vá ao local de prova. Nesse caso, ele pode solicitar a reaplicação do exame. Mas a solicitação deve ser feita até 12h de sexta-feira (27) com documentos que comprovem os sintomas previstos no edital.
“Mais de 50 mil pessoas vão trabalhar na aplicação para garantir o cumprimento de todas as regras de distanciamento e prevenção à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante toda a prova. O participante pode levar álcool e luvas. As carteiras estarão distantes e selecionamos salas arejadas”, lembrou o presidente do Inep.
O que pode levar no dia da prova
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Documento de identificação válido.
- Máscaras de proteção à Covid-19.
Fique atento porque não serão aceitas cópias de documentos, mesmo que autenticadas, ou digitais apresentadas eletronicamente.
Confira os itens proibidos
- Óculos escuros
- Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos
- Livros, manuais, impressos, anotações
- Protetor auricular
- Relógio de qualquer tipo
- Dispositivos eletrônicos, como celulares, smartphones, tablets, calculadoras, gravadores, pen drive ou similar
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
- Fones de ouvido
Na hora da prova o candidato recebe um porta-objetos
Antes de entrar na sala, o candidato vai receber um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Esse envelope deve ser guardado abaixo da carteira, com eletrônicos desligados, durante a realização da prova.
O participante precisa chegar ao local do exame, indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição, com antecedência de 1 hora. No período da manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. A prova começa às 9h e termina às 13h.
Já na parte da tarde, os portões serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. A prova inicia às 15h30 e se encerra às 20h30.
Atendimento especializado
Quem solicitou atendimento especializado poderá levar objetivos com recursos específicos como caneta de ponta grossa, óculos especiais, lupa, tábua de apoio e máquina de escrever em braile.
Sobre o Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é voltado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Para fazer a prova, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data da realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental, no mínimo, 18 anos para quem busca a certificação do ensino médio.
O Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. A emissão do certificado é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Saiba mais sobre a aplicação do Encceja