A autônoma de 60 anos dona dos dois cães e um gato encontrados mortos, possivelmente de fome, no final da manhã deste sábado (26) no Silvares em Birigui ficou presa em flagrante após o registro da ocorrência. Na casa dela havia outros sete gatos e três cães vivos mas totalmente debilitados.
A PM chegou até o local, uma casa na rua Coelho Neto, 112, após denúncia de vizinhos, sobre maus tratos. Os vizinhos emprestaram uma escada e os policiais constataram, por cima do muro, que havia dois cachorros mortos, sendo que um deles já estava com as vísceras expostas e o outro em estado de magreza extrema (caquético), bem como outro cachorro vivo, mas totalmente debilitado, sem se mover.
Com isso, a equipe tentou localizar a moradora do imóvel, que seria locatária, mas, segundo vizinhos, ela não comparecia no local há semanas. Conseguiram contato com a proprietária do imóvel, mas não conseguiram contato com a locatária.
Diante dos fatos, a equipe precisou arrombar o portão para entrar no imóvel. Eles constataram que no total havia cinco cães, sendo que 2 estavam mortos e os três vivos encontravam-se totalmente debilitados.
Cães mortos serviam de alimento
No local havia indícios de que os cães vivos estavam se alimentando dos cães mortos, pelo fato de que havia rastros de sangue pelo quintal, como se os cães mortos fossem arrastados pelos vivos.
A equipe ouviu miados dentro da residência e verificou que havia mais sete gatos vivos e um morto, sendo que quatro estavam trancados dentro de um quarto, com janela e porta fechadas, e três trancados no banheiro, também com a janela e porta fechadas.
O gato morto estava no banheiro, dentro de uma caixa de areia, sendo que, pelo que pode se perceber, os demais gatos vivos se alimentavam dele. Verificou-se, ainda, que a residência estava em total estado de abandono, pelo fato de que havia muita fezes e urina espalhadas por toda a casa, bem como não havia móveis, além do forte odor.
Reincidente em maus tratos
Após serem realizadas algumas diligências, compareceu ao local a locatária do imóvel, uma autônoma de 60 anos que já é reincidente na prática de maus tratos. Questionada a respeito da situação, ela disse que fazia duas semanas que não comparecia na residência. Com isso, foram acionadas a polícia ambiental, a equipe de zoonoses da Prefeitura Municipal de Birigui, bem como a perícia técnica. A mulher foi autuada em R$ 48 mil.
Os animais sobreviventes foram acolhidos e encaminhados para entidades de proteção, para atendimentos veterinários e demais cuidados indispensáveis.
Dona de 13 animais abandonados ficou presa
Após o registro da ocorrência a mulher ficou presa em flagrante à disposição da Justiça por maus tratos a cães e gatos, por 13 vezes, sendo cinco cães e oito gatos, cuja pena pode ser aumentada em devido às mortes.