Conforme nos aproximamos do final do ano, talvez com uma velocidade nunca antes vista, afinal, o ano já está praticamente em seu último trimestre, aproxima-se também o período de realização de provas dos mais variados vestibulares por todo o país.
Este período pode ser recheado de ansiedade, tensão e nervosismo por parte dos jovens vestibulandos, afinal, ingressar em universidade geralmente implica na escolha de uma profissão.
Além desta pressão, o período preparatório antes do vestibular é o primeiro contato dos jovens com a vida adulta e a carga de responsabilidade que vem junto com ela.
Contudo, diversos professores e especialistas em provas de vestibular apontam que um dos pontos mais importantes para obter um bom desempenho na hora da prova é a calma, a tranquilidade e a segurança.
Outro ponto essencial que diversos ex-vestibulandos apontam na hora de fazer a prova é a atenção dada à prova de redação, que representa uma grande porcentagem da nota final dos inscritos independente do vestibular.
Levando isso em consideração hoje serão analisados alguns detalhes que podem fazer com que sua redação seja responsável por seu sucesso na hora da prova!
Alguns detalhes como exemplo de uma conclusão de redação, escolha de temas, estrutura textual, coesão e coerência serão vistos ao longo da reportagem.
Como começar a redação e como desenvolver o tema proposto?
A primeira primeira recomendação que muitos professores e especialistas no assunto fazem é o desenvolvimento do hábito da leitura em um contexto mundial, de acordo com acontecimentos, notícias e atualidades.
Provas como o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, levam em consideração notícias políticas, sanitárias, sociais, econômicas e ambientais na hora de escolher o tema de sua prova de redação.
Logo, o consumo de notícias, diariamente, dentro destes tópicos pode ser um grande aliado na hora de fazer a prova. Afinal, não tem como argumentar sobre aquilo que você não conhece.
Alguns temas que podem aparecer de acordo com o quadro sanitário e ambiental que o mundo passa atualmente são:
- Impactos econômicos e o auxílio emergencial durante a pandemia
- Relações externas do país mediante a gestão pública durante a pandemia
- Restrições obrigatórias: pacto social ou violações de liberdade individual?
- Investimentos públicos em ciência, tecnologia, educação e saúde
- Convivência familiar excessiva e o desgaste das relações familiares
- Saúde pública e educação
- Acessibilidade à Internet em um quadro de aulas remotas
- Valorização da ciência e da educação
Há quase dois anos que o mundo vive uma crise sanitária e ambiental que trouxe efeitos drásticos à sociedade em diversos setores.
Logo, é mais do que esperado que diversos temas que podem aparecer nos vestibulares tenham a ver com temas relacionados com a pandemia, de maneira direta e indireta.
Portanto, é essencial se inteirar sobre este tipo de notícia em escala nacional e também em escala internacional.
Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Agora que foram analisados alguns temas que certamente mostrarão suas caras no vestibular, é hora de entender como colocar as palavras no papel.
Depois de você entender o tema proposto pela prova, lembrar de dados e eventos que irão nortear seus argumentos, como exatamente transformar isso em uma redação?
Primeiramente é importantíssimo analisar qual a estrutura e o formato de uma dissertação. Assim, é possível identificar onde posicionar os argumentos e de que modo relacioná-los com sua introdução e com sua conclusão.
Introdução
A introdução é o seu primeiro contato com o tema proposto na redação e, além disso, é a parte que irá conduzir os avaliadores por todo seu texto.
Como diz o dito popular, a primeira impressão é a que fica, logo, a introdução pode ser considerada um dos pilares de uma boa dissertação.
Para desenvolver a redação é possível utilizar de diversas técnicas, como a Citação, o Contexto Histórico, a apresentação de dados ou até a conceituação de algum termo.
Desenvolvimento
O segundo parágrafo de sua dissertação deverá ser destinado ao desenvolvimento de seu texto, apresentação de dados e argumentos que irão corroborar a visão que foi exposta no parágrafo de introdução.
Uma ótima maneira de desenvolver seu texto é se pautar em dados estatísticos que trazem veracidade e embasamento prático para os argumentos.
‘’O número de mortes por arma de fogo em países que apresentam legalidade no porte de armas é maior do que em países onde o porte é ilegal.’’
Esse dado, por exemplo, pode ser utilizado em dissertações sobre a legalidade do porte de armas e pode ilustrar uma linha argumentativa de maneira prática.
Também é essencial citar fontes confiáveis para apresentação de dados que serão utilizados durante o desenvolvimento do texto.
A afirmação sobre o porte de armas, por exemplo, pode ser encontrada facilmente em uma publicação da Revista Fapesp denominada “Desarmando a Violência”
Conclusão
Por fim, para finalizar a sua dissertação, é necessária a utilização de uma conjunção ou algum outro conectivo gramatical que implique conclusão, como por exemplo:
- Em suma
- Em síntese
- Assim sendo
- Logo
- Portanto
- Enfim
- Desse modo
Ainda, a função da conclusão dentro de uma dissertação é a de esclarecer seu ponto de vista, portanto, um apanhado geral dos dados e da introdução da redação é sempre uma ótima maneira de finalizar a dissertação!
Tá esperando o que? Confira os possíveis temas de redação em sites especializados em vestibular e pratique!