O número de internações por Covid-19 caiu em Araçatuba nesta semana. Na segunda-feira (16), havia 77 pacientes internados para tratamento da doença; hoje (20), há 58 hospitalizados, uma queda de 24,6%. Destes, 26 estão em leitos de enfermaria e 32 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos quais 23 estão intubados e em ventilação mecânica. O avanço da vacinação justifica a redução das hospitalizações, segundo especialistas.
Nesta sexta-feira (20), o Hospital Unimed Araçatuba emitiu uma nota informando que não tinha mais pacientes no isolamento Covid. Os últimos cinco doentes tiveram alta, ontem (19). Agora, o hospital possui 5 pacientes em leitos intensivos, dos quais 4 estão intubados e em ventilação mecânica.
A Santa Casa, até ontem (19), tinha 43 internados, e agora tem 41, sendo 14 em enfermaria e 27 em UTI, dos quais 20 estão em ventilação mecânica. Somente o Hospital Municipal teve uma nova internação, passando dos 11 para os 12 pacientes internados.
Número de casos positivos também está em queda
A redução observada nas internações pode ser percebida também no número de casos. Na segunda-feira (16), foram notificados 65 pacientes infectados; na terça, 64; na quarta, 44; na quinta, 45; e nesta sexta, foram registrados 33 novos casos da infecção pelo novo coronavírus.
Com os 33 novos casos confirmados hoje, o município acumula um total de 28.424 infectados. Destes, 26.880 estão recuperados. Outras 132 pessoas aguardam resultados de exames.
Mulher de 91 anos é a mais recente vítima da Covid em Araçatuba
Assim como as internações e os casos caíram, o número de óbitos também teve redução. Desde o dia 14 de julho, a cidade vinha registrando mortes diárias por complicações da Covid. Nesta semana, não houve registro de mortes na terça (17) e quarta-feira (18).
Hoje, foi confirmada uma morte. A vítima é uma mulher de 91 anos que estava hospitalizada e faleceu ontem (19). Com esta, o município acumula 847 óbitos desde o início da pandemia.
Quantidade de pacientes em tratamento domiciliar caiu 39,5%
Outro indicador positivo que indica melhora na pandemia é a quantidade de pacientes em tratamento domiciliar. Até ontem, havia 1.435 pessoas nesta condição. Hoje, há 866, uma queda de 39,5%.
Estas pessoas são monitoradas pelos serviços municipais de saúde e, em caso de agravamento em seu estado clínico, são encaminhadas para atendimento médico. Se houver necessidade, são hospitalizadas.
Número de casos suspeitos segue em alta
O único indicador da pandemia em Araçatuba que segue em alta é o de casos suspeitos. Hoje, foram notificados mais 321 pacientes com suspeita da doença, mas eles precisarão passar por exames para o diagnóstico ou não da doença.
Até agora, 79.007 pessoas tiveram suspeita da doença, mas, destas, 50.451 testaram negativo para Covid. Nesta sexta, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 375 exames com resultado negativo para a infecção.
Birigui confirma mais duas mortes por Covid
Birigui confirmou, nesta sexta-feira (20), mais duas mortes por complicações da Covid-19 que aconteceram no mês de julho e somente hoje foram informadas ao SIM (Sistema de Informação de Mortes) e incluídas no boletim do município.
Os dois óbitos ocorreram no Hospital Estadual de Andradina, onde as vítimas estavam internadas em tratamento. Um homem de 56 anos, que não tinha comorbidades, faleceu no dia 22 de julho. Já no dia 27 de julho foi registrada a morte de outro homem, também de 56 anos, que não tinha comorbidades. A cidade contabiliza, agora, 581 óbitos.
O município também confirmou mais 38 casos positivos da doença, chegando aos 19.707 pacientes infectados. Destes, 14.042 constam como recuperados, mas os dados ainda estão sendo atualizados. Há 96 pessoas aguardam resultados de exames.
Guararapes não registra óbitos nesta sexta
Guararapes não confirmou novas mortes por Covid-19, nesta sexta-feira (20). O município acumula 108 óbitos desde o início da pandemia, segundo a Vigilância Epidemiológica.
Houve a confirmação de mais dois casos positivos da doença. A cidade tem 4.269 pacientes infectados desde março do ano passado, dos quais 4.231 estão recuperados.
Permanecem internados 5 moradores da cidade, sendo 2 na Santa Casa local, 2 em Araçatuba e 1 em Mirandópolis. Outras 12 pessoas estão com suspeita da doença e aguardam resultados de exames.
Como se prevenir
As autoridades de saúde reforçam que as pessoas devem continuar usando máscara. A higienização das mãos com água e sabão, o uso de álcool em gel e o distanciamento social mínimo de um metro entre as pessoas continuam importantes como prevenção, assim como evitar aglomerações.
Em caso de sintomas gripais, como coriza, febre e dor de cabeça, deve-se buscar atendimento médico. Os casos suspeitos devem ser submetidos a exames para o diagnóstico ou não da doença.