A Secretária de Saúde confirmou mais duas mortes e 139 casos de Covid-19 nesta sexta-feira (6). A Covid em Araçatuba já fez 828 vítimas desde o início da pandemia e 27.675 pessoas tiveram a doença até agora. Destas, 25.788 estão recuperadas. Há, ainda, 540 pacientes à espera de resultados de exames e três mortes em investigação. Os materiais foram coletados e seguem em análise o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.
As mais recentes mortes por covid em Araçatuba, são uma mulher de 73 anos, que faleceu ontem (5), e um homem de 45 anos, que morreu hoje (6). Ambos estavam hospitalizados e não resistiram à gravidade do quadro clínico.
Também foram notificados mais 182 casos suspeitos da Covid em Araçatuba. Até agora, 75.688 pessoas tiveram suspeita da doença no município, mas, destas, 47.473 testaram negativo para a doença. Somente nesta sexta-feira, a Vigilância Epidemiológica recebeu 494 exames com resultado negativo para a infecção pelo novo coronavírus.
Internações
Nos hospitais da cidade, houve cinco altas nesta sexta-feira, sem novas internações. Permanecem internados 75 moradores de Araçatuba, sendo 50 em leitos de enfermaria e 25 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), dos quais 16 estão intubados e em ventilação mecânica.
A Santa Casa tinha, até ontem (5), 42 pacientes internados nas alas destinadas ao tratamento da Covid e agora tem 39 (17 em enfermaria e 22 em UTI, dos quais 13 estão com respiradores).
Já o Hospital Unimed permanece com 12 doentes, sendo 9 em leitos clínicos e 3 em leitos intensivos, em ventilação mecânica. O Hospital Municipal tinha 26 pacientes e agora tem 24.
Tratamento domiciliar
Além dos internados, há 1.768 pacientes em tratamento domiciliar para a Covid em Araçatuba, 824 a menos em relação a ontem (5), quando havia 2.592 pessoas nesta condição. Eles são monitorados pelo sistema municipal de saúde e, em caso de agravamento em seu estado clínico, são encaminhados para atendimento médico.
Birigui
Birigui confirmou, nesta sexta-feira (6), mais seis mortes por Covid que ocorreram no período de 4 de julho a 5 de agosto. O município contabiliza 570 vítimas desde o início da pandemia.
Quatro mortes ocorreram no mês passado, no Hospital Estadual de Mirandópolis, e somente hoje foram informados no SIM (Sistema de Informação de Mortes) do Ministério da Saúde, sendo incluídos no boletim do município. Os óbitos mais recentes ocorreram nas santas casas de Birigui e Araçatuba. As vítimas tinham entre 43 e 87 anos.
A cidade notificou mais 46 casos positivos da doença nesta sexta, chegando a 19.241 pacientes infectados. Destes, 13.044 constam como recuperados, mas os dados ainda estão sendo atualizados. Há 154 pessoas aguardando resultados de exames.
Guararapes
Guararapes não registrou novas mortes por Covid. O município acumula 107 óbitos desde o início da pandemia, segundo a Vigilância Epidemiológica.
Houve a confirmação de mais dez casos positivos da doença, chegando aos 4.217 confirmados desde março do ano passado, dos quais 4.155 estão recuperados.
Permanecem internados sete moradores da cidade, sendo dois na Santa Casa local, dois em Mirandópolis, dois em Araçatuba e um em Andradina. Outras 10 pessoas estão com suspeita da doença e aguardam resultados de exames.
Prevenção
As autoridades de saúde reforçam que as pessoas devem continuar usando máscara. A higienização das mãos com água e sabão,
Outra recomendação é manter o distanciamento social mínimo de um metro entre as pessoas e evitar aglomerações. Em caso de sintomas gripais, como coriza, febre, dor de cabeça, deve-se buscar atendimento médico. Os casos suspeitos devem ser submetidos a exames para o diagnóstico ou não da doença.