Araçatuba está passando por uma estiagem prolongada, que já dura mais de 70 dias e favorece incêndios, causando uma “chuva de fuligem”. Diversos bairros registram acumulo de cinzas de queimadas e moradores relatam transtornos.
E com o tempo seco, a nossa saúde pode ser afetada, trazendo muito desconforto e agravamento de doenças crônicas. A baixa umidade do ar também agrava os efeitos da poluição, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes.
Os idosos e bebês são os mais afetados, que podem sofrer com as vias aéreas ressecadas como nariz e olhos, cansaço, dor de cabeça e alergias respiratórias. Há também um agravamento nos casos de pessoas com problemas respiratórios.
Fuligem dos incêndios causa transtorno
Se não bastasse o tempo seco e a baixa umidade, a região de Araçatuba vem enfrentando muitos incêndios, como o que ocorreu na última segunda-feira (16/08), quando um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de vegetação em uma fazenda às margens da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), entre Araçatuba e Guararapes.
Usina é acusada de tentar eliminar indícios de princípio de incêndio que atingiu fazenda
No dia seguinte (17/08), outro incêndio atingiu um matagal na estrada vicinal Teotônio Vilela, entre Araçatuba e Birigui. Um internauta que passou pelo local fez um vídeo e encaminhou à redação do RP10.
Em consequência desses incêndios, uma “chuva de fuligem” está invadindo as casas em diversos bairros de Araçatuba. Minutos após a limpeza dos quintais, as partículas voltaram a se acumular no chão. Diversos moradores relataram transtornos com a sujeira deixa pelas cinzas.
“Não tem como manter a casa limpa. A fuligem e a poeira está por toda parte, então eu mantenho as janelas e portas fechadas. Se deixar a casa aberta, ninguém aguenta tanta sujeira que entra com o vento”, contou Débora, moradora da Zona Leste de Araçatuba.
Além do transtorno da sujeira, há o desconforto para as pessoas que já têm doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros por conta das cinzas de queimadas.
Caso a pessoa apresente tosse intensa, aumento de catarro, chiado e falta de ar, é recomendável procurar atendimento médico.
Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193, além da Defesa Civil, que atende pelo 199.
Professor morre após crise de bronquite asmática em Araçatuba
Tempo continuará seco em Araçatuba
Segundo o Climatempo, a previsão do tempo em Araçatuba é de muito calor e baixa umidade do ar nos próximos dias. Até quinta-feira (26), as maiores temperaturas na semana serão observadas, e há potencial para novos recordes de calor do inverno 2021 e risco de incêndios.
Durante a semana, a temperatura fica acima dos 36° C, com dias secos e sem qualquer possibilidade de chuva. A minima para a quinta é de 21° C na parte da manhã e atingindo 38° C por volta das 14h00. Os menores percentuais de umidade oscilam próximos ou abaixo dos 11%, no período da tarde.
O alerta é para a sensação térmica que pode ser maior do que as temperaturas indicadas. É importante se proteger do sol, evitar exercícios ao ar livre próximo nos horários mais quentes do dia, manter hidratação constante e não atear fogo à vegetação, já que em tempo seco o risco para incêndios é elevado.
Como se proteger do tempo seco
- Beba, pelo menos, dez copos d’água por dia
- Pingue duas gotas de soro fisiológico em cada narina
- Use umidificador em casa ou deixe toalhas molhadas e bacias de água nos cômodos
- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
- use roupas leves e, se possível, de algodão
- Não faça exercícios físicos entre 10h e 17h
- evite queima de lixo e entulho.