O centro de Araçatuba irá permanecer isolado nesta terça-feira (31), um dia após os ataques de um grupo criminoso que atingiram três agências bancárias com explosivos e armamento pesado, na madrugada de hoje (30). As autoridades acharam melhor fazer uma nova varredura, já que os bandidos deixaram artefatos em pelo menos 20 pontos da cidade.
Policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar, que atua em situações de alto risco, como resgate de reféns, incursões em locais de alto risco e desarmamento de bombas, estão em Araçatuba para desarmar os explosivos.
Nesta segunda-feira (30), o comércio permaneceu fechado. A área central vai continuar isolada para não prejudicar o trabalho da polícia e garantir mais segurança à população. As autoridades pedem à população que, caso encontre qualquer material suspeito, não toque nem se aproxime, acionando imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Aulas continuam suspensas nas escolas públicas e privadas
Em relação ao retorno das aulas, inicialmente, a Prefeitura havia decidido retomar as atividades nas escolas municipais, amanhã (31). Na noite desta segunda, no entanto, o município voltou atrás na decisão e as unidades escolares deverão permanecer fechadas.
Conforme a assessoria de imprensa do município, o prefeito Dilador Borges (PSDB), após contato com as autoridades policiais e o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, reavaliou o retorno às aulas e decidiu que nesta terça-feira (31) não haverá aulas nas redes municipal e estadual de ensino.
“Pedimos a compreensão dos alunos, pais, professores e diretores, em nome da segurança de todos”, afirma a nota emitida nesta noite pela Prefeitura.
As escolas particulares também deverão permanecer fechadas, de acordo com comunicado assinado pelo subsecretário de Articulação Regional do Estado de São Paulo, Patrick Tranjan:
“Em função dos ataques ocorridos em Araçatuba na madrugada do dia 30/08 a Polícia Militar do Estado de São Paulo realizará novas varreduras na região para garantir a segurança de todos os estudantes e profissionais da Educação. Ficam suspensas as aulas e atividades presenciais na rede pública e privada, assim como na sede da Diretoria de Ensino, no dia
31/08 na cidade.”
Já o transporte público vai funcionar nesta terça-feira, mas os ônibus não vão circular nas regiões do centro que permanecerão interditadas.